Mulher vê foto de cachorro idoso vivendo em lixão e faz de tudo para tirá-lo de lá

Mulher vê foto de cachorro idoso vivendo em lixão e faz de tudo para tirá-lo de lá
O cachorro, Kratos, tinha 8 anos de idade e um caso sério de sarna, o que fez com que seu pelo caísse (Foto: Rescuers Without Borders)

Crystal Carson sentiu seu coração partir no momento em que viu uma foto de Kratos, um cachorro idoso que vivia em um aterro sanitário em Corum, na Turquia. “Eu pensei: ‘Oh meu Deus. Você deve estar brincando comigo. Ele parece tão velho”, disse Crystal. A mulher tem uma ONG de resgate chamada Rescuers Without Borders (Resgate Sem Fronteiras). “Você podia ver literalmente cada costela nele e em sua coluna”, disse ao The Dodo.

Além de idoso, Kratos também tinha um caso grave de sarna, que o tinha feito perder a maior parte de seu pelo. “Pensei: ‘Este cão não vai sobreviver’”, contou Crystal.

A mulher não conseguia parar de pensar nele. Na verdade, a foto de Kratos a assombrava. “Alguns cães parecem olhar diretamente para sua alma pelas suas fotos – essa é a única maneira que posso explicar”, disse.

Centenas de cachorros

Kratos não era o único cão neste aterro sanitário. De acordo com a mulher, haviam centenas de outros cães sobrevivendo de restos de comida descartada e dormindo no lixo para se manter aquecido. Há alguns anos, Crystal e alguns amigos foram até o local para ajudar os cães com comida e cuidados médicos regulares, e até mesmo para encontrar casas para alguns deles.

Mas, infelizmente, não é possível resgatar e realojar cada cão no aterro devido à falta de recursos – e nunca é fácil para a equipe da ONG escolher quais deles devem ajudar. “É difícil escolher, mas muitas vezes escolhemos cachorros que não têm a capacidade de sobreviver no aterro”, disse Crystal. “No ano passado, perdemos quase todas as ninhadas, seja congeladas até a morte ou pela fome”.

Kratos, que tem cerca de 8 anos, era certamente um candidato ao resgate – e quando o tempo frio atingiu Corum, tornou-se urgente tirá-lo de lá. Gokce Erdogan, um dos socorristas locais na Turquia, estava preocupado que ele iria morrer lá fora.

“Gokce me enviou uma mensagem e disse: ‘Por favor, levem-no’. ‘Vou pensar em algo”, disse a mulher. Assim, ela e a equipe se apressaram em providenciar para que Kratos fosse levado ao veterinário. Depois foram pegá-lo – mas esta parte não foi difícil.

“Ele mal conseguia se mover porque estava tão desidratado. E estava apenas faminto. E ele era super amigável”. Dessa forma, Kratos foi tratado para a sarna, desidratação e uma infecção nos olhos, mas no geral, ele estava surpreendentemente saudável. “Nós ficamos completamente chocados e chocados porque seu exame de sangue estava quase perfeito, e você não teria pensado que com a condição em que ele estava”, disse Crystal.

Novo desafio

Crystal gostaria de levar Kratos para os Estados Unidos e encontrar um lar adequado para ele. No entanto, conseguir os documentos de viagem tem sido outro desafio. “[Os cães da raça Kangal] não podem ser exportados”, explicou. Ela conta que o país considera essa raça de cachorro um tesouro nacional. “O que é a ironia de tudo isso. Eles devem ser os melhores dos melhores por lá, embora haja toneladas morrendo todos os dias nas ruas e nos aterros sanitários”.

Ainda assim, o pet conseguiu um lar temporário enquanto aguarda uma família para adotá-lo permanentemente. Mais importante ainda, Kratos está feliz e saudável agora – e ele parece grato por estar vivo.

“Ele tem estado absolutamente fantástico”, contou Crystal. “Seu pelo está começando a crescer de novo. Já vimos como eles podem vir da beira da morte… sabemos que é um longo processo”.

Por Evelyn Assis

Fonte: Tribuna de Jundiaí

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.