Mulher viu foto de cão que vivia em lixão e soube que teria que ajudá-lo

Mulher viu foto de cão que vivia em lixão e soube que teria que ajudá-lo

“Alguns cães parecem olhar diretamente para sua alma … essa é a única maneira como posso explicar isso.”

Crystal Carson sentiu seu coração balançar no momento em que viu uma foto de Kratos, um cão pastor de Kangal que vivia em um aterro em Corum, na Turquia.

“Eu pensei: Oh meu Deus. Só pode estar brincando comigo. Ele parece tão velho”, disse Carson, co-fundadora da organização Rescuers Without Borders (RWB), ao The Dodo. “Dava para ver literalmente cada costela dele e sua espinha.”

Kratos também teve um caso grave de sarna, que o fez perder a maior parte da sua pelagem.

“Eu pensei: Este cachorro não vai conseguir”, disse Carson.

Pode não ter parecido bom para Kratos, mas Carson não conseguia parar de pensar nele. Na verdade, a foto de Kratos a assombrava.

“Alguns cães parecem olhar diretamente para sua alma a partir de suas fotos. Essa é a única maneira que posso explicar isso”, disse Carson.

Kratos não era o único cão neste aterro em Corum, centenas de outros cães vivem atualmente aqui, sobrevivendo com restos de comida descartada e se deitando no lixo para se aquecer. Em 2017, Carson e alguns amigos fundaram a RWB para ajudá-los a receber regularmente comida e cuidados veterinários, e até mesmo encontrar o lar de alguns deles.

Mas, infelizmente, não é possível resgatar e realocar todos os cães do aterro devido à falta de recursos, e nunca é fácil para a equipe do RWB escolher quais deles ajudar.

Um cachorrinho no aterro de Corum.

“É difícil escolher, mas muitas vezes escolhemos filhotes porque eles não têm a capacidade de sobreviver no aterro”, disse Carson ao The odo em fevereiro do ano passado. “Em 2017, perdemos quase todas as ninhadas, congeladaos até a morte ou por inanição. Também pegamos cães mais velhos e os que não conseguiriam sobreviver se alguém não fizesse alguma coisa. ”

Alguns dos outros cães que vivem no aterro de Corum.

Kratos, que tem cerca de 8 anos de idade, foi certamente um candidato para resgate, e quando o clima frio atingiu Corum em novembro, tornou-se urgente tirá-lo de lá. Gokce Erdogan, um dos resgatistas locais na Turquia, temia que ele morresse no local.

“Gokce me enviou uma mensagem e disse: Por favor, traga-o. Eu vou encontrar um jeito”, disse Carson.

Carson e a equipe do RWB se apressaram em fazer com que Kratos fosse levado ao veterinário. E então foram pegá-lo, mas essa parte não foi difícil.

“Ele mal conseguia se mexer porque estava muito desidratado e magro”, disse Carson. “Ele estava morrendo de fome. E foi super amigável”.

Kratos foi tratado por sarna, desidratação e uma infecção ocular, mas, no geral, ele estava surpreendentemente saudável.

“Ficamos completamente surpresos e chocados porque seu trabalho com sangue foi quase perfeito, e você não teria pensado nisso com a condição em que ele estava”, disse Carson.

https://www.facebook.com/crystal.j.nixon.9/videos/pcb.10205049586837380/10205049585477346/?type=3&theater

Após sua visita ao veterinário, Kratos ainda precisava de um lugar para morar, mas encontrar um lugar adequado com espaço era complicado. No final, a equipe conseguiu colocá-lo em uma instalação de resgate independente em Bursa, na Turquia, que é dirigida por um homem chamado Emre Demir.

“As instalações ficam do lado de fora, mas os cães têm casinhas, recebem comida todos os dias, água fresca e atendimento veterinário”, disse Carson. “Então, eu entrei em contato com ele [Demir] e perguntei se Kratos poderia ir para lá. Ele ficou mais do que feliz em ajudar.

Demir buscando Kratos no veterinário.

Carson gostaria de levar Kratos para os Estados Unidos e encontrar um lar adequado para ele, mas conseguir os documentos de viagem apropriados foi outro desafio.

“[Os cães de Kangal] … não podem ser exportados”, disse Carson. “Eles são considerados um tesouro nacional na Turquia, que é a ironia de tudo isso. Eles deveriam ser os melhores dos melhores ali, apesar de haver toneladas morrendo todos os dias nas ruas e nos aterros sanitários.”

Carson tem certeza de que Kratos não teria sobrevivido se tivesse ficado no aterro.

“Ele estaria morto, especialmente com esta última neve e o congelamento”, disse Carson.

“Perdemos tantos filhotes e muitos dos mais velhos.”

Mais importante, Kratos está feliz e saudável agora, e ele parece grato por estar vivo.

Fotos: Rescuers Without Borders – Socorristas sem fronteiras

“Ele tem estado absolutamente fantástico”, disse Carson. “Sua pelagem está começando a crescer de novo. Ele ainda parece estar em uma situação muito difícil, mas para nós, que vimos isso antes. Nós vimos como eles podem vir da beira da morte … nós sabemos que é um processo longo. ”

Para ajudar a resgatar mais cães do aterro sanitário na Turquia, você pode fazer uma doação para a Rescuers Without Borders.

Por Elizabeth Claire Alberts / Tradução de Maria Leticia Guerra Machado Coelho

Fonte: The Dodo 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.