Multa de 2 mil euros e licença revogada por mutilação de cão: está sendo feito o suficiente para evitar a crueldade animal em Malta?

Multa de 2 mil euros e licença revogada por mutilação de cão: está sendo feito o suficiente para evitar a crueldade animal em Malta?

Um homem foi denunciado no tribunal hoje por realizar um procedimento médico ilegal — cortar as orelhas de seu cachorro — a portas fechadas.

Etienne Sperando, de 40 anos e morador de Mosta, foi posteriormente multado em 2.000 € [cerca de R$12 mil] e teve sua licença de proprietário revogada por três anos.

No tribunal, a magistrada Gabriella Vella ouviu o depoimento do inspetor Elliot Magro. O inspetor explicou como a polícia tomou conhecimento de fotos, postadas online, do acusado, exibindo imagens de seu cachorro após a realização do procedimento.

Em seguida, funcionários do Animal Welfare (Bem-Estar Animal) fizeram uma inspeção no local e descobriram que os relatórios iniciais estavam corretos.

Sperando foi autuado por crimes ligados à crueldade animal, por realizar uma cirurgia ilegal em seu animal de estimação e até mesmo por vender e/ou comprar animais submetidos a tal procedimento.

O homem não contestou as acusações e se declarou culpado.

O processo de corte das orelhas de um cão, procedimento conhecido como “conchectomia”, foi declarado uma forma de crueldade animal há algum tempo em Malta.

Tal ato implica em remodelar as orelhas de um cão ao remover cirurgicamente a “parte flexível” da orelha, e representa um procedimento cosmético sem qualquer relevância médica.

Considerando que os animais em Malta não podem dar a mínima opinião sobre o que sofrem nas mãos de seus tutores, o questionamento permanece: está sendo feito o suficiente para salvaguardar o interesse dos animais em Malta?

Na sua opinião, os animais de estimação estão suficientemente protegidos pela lei maltesa?

Por Gianluca Bárbara / Tradução Alda Lima

Fonte: Lovin Malta

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.