Mutirão de castração gratuita abre inscrições em Sorocaba, SP

Mutirão de castração gratuita abre inscrições em Sorocaba, SP

A Prefeitura de Sorocaba realiza em janeiro o mutirão de castração de cães e gatos, contemplando 11 bairros da região do Lopes de Oliveira, na zona norte da cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de quarta (8) até sexta-feira (10), das 8h às 12h e das 13h às 16h, no Centro de Educação Infantil “Nathália Orejana” (CEI-117).

O mutirão contemplará os moradores dos bairros Lopes de Oliveira, Jardim Betânia, Jardim Califórnia, Vila Helena, Jardim Itapuã, Jardim Luciana Maria, Jardim Marcelo Augusto, Jardim Monterrey, Jardim Rodrigo, Jardim Santa Helena e Jardim Sol Nascente.

Para realizar a inscrição o tutor deve levar RG, CPF e um comprovante de residência atualizado, em seu nome. O CEI-117 está localizado na rua Alpheu Cardoso Castro, s/nº, no Lopes de Oliveira. As vagas são limitadas.

Segundo a prefeitura, o objetivo da ação é reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças, assim como promover a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos. Segundo dados estatísticos de 2013, Sorocaba tem mais de 200 mil cães e gatos.

Já a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.

Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, pelo telefone (15) 3202.8006.

Cuidados para castrar os animais

As cirurgias de castração ocorrerão nos dias 13 e 14 de janeiro no CEI-117. Para o procedimento, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos, como:

  • Jejum completo (água e comida) num período de 6 horas antes da castração;
  • Estar com a vacina em dia, tanto a antirrábica como a “V8”;
  • Transportar o cão com coleira, guia ou caixa de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira;
  • Transportar os gatos em caixas de transporte;
  • Estar acompanhado de mais uma pessoa, no caso de levar mais de um animal para a castração;
  • Levar uma proteção para o seu animal após a realização da castração, como roupa pós-cirúrgica ou o colar elisabetano.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.