Mutirão de castração recebe inscrição para 19 bairros da zona norte de Sorocaba, SP

Mutirão de castração recebe inscrição para 19 bairros da zona norte de Sorocaba, SP
Mutirão de castração recebe inscrição para 19 bairros da Zona Norte de Sorocaba — Foto: Divulgação

A Prefeitura de Sorocaba (SP), por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), recebe a partir desta quarta-feira (2) a inscrição gratuita para mais uma etapa do mutirão de castração de cães e gatos em bairros da Zona Norte da cidade.

Desta vez serão beneficiados 19 bairros. São eles: Jd. Alvorada, Jd. Brasilândia, Jd. Ferreira, Jd. Formosa, Jd. Guadalupe, Jd. Germiniani, Jd. Helena Cristina, Jd. Hungarês, Jd. Maria Cristina, Jd. Montevideo, Jd. Santo André II, Jd. São Conrado, Jd. São Lourenzo, Vila Almeida, Vila Fiori, Vila Melges, Vila Mineirão, Vila Netinho e Vila Sonia.

Os interessados tem até o dia 7 de janeiro para se inscrever. Para isso, devem comparecer ao Mercado Distrital, localizado na rua Benedito Galdino de Barros, s/nº, na Vila Netinho. O horário de atendimento será das 9h às 12h e das 13h às 16h

O tutor do animal deve levar RG, CPF e um comprovante de residência atual. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3202.8006, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

As cirurgias de castração ocorrerão nos dias 8, 9 e 10 de janeiro no Mercado Distrital. De acordo com o secretário da Sema, Jessé Loures, o objetivo é reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças, assim como promover a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos.

Segundo dados estatísticos de 2013, Sorocaba tem aproximadamente 200 mil cães e gatos. Os animais, além de serem castrados, ganharão um microchip de identificação.

Por que castrar?

A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

Já a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde.

O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.