Mutirão oferece castração de animais de forma gratuita em Florianópolis, SC

Mutirão oferece castração de animais de forma gratuita em Florianópolis, SC
Mutirão realizará 150 castrações no bairro Saco dos Limões neste sábado. – Divulgação

O 4º Mutirão Gratuito de Castração para animais acontecerá neste sábado (15), no bairro Saco dos Limões, em Florianópolis. A ação é promovida pelas ONGs Adote um Patudo Floripa, Ecopet e Clínica Veterinária Projeto Castração. O mutirão ocorrerá das 8h às 16h. Serão realizadas 150 castrações.

Essas instituições têm um programa de oferecimento de castrações gratuitas em bairros vulneráveis da Grande Florianópolis.

As castrações massivas visam  o controle populacional de cães e gatos, e principalmente como estratégia de controle de zoonoses, que são doenças que podem ser transmitidas dos animais para os humanos.

Rosa Elisa Villanueva é protetora da região do Saco dos Limões, Caeira do Saco dos Limões e Monte Serrat e afirma estar tentando conseguir realizar a ação há algum tempo. Pedidos são feitos em toda a grande Florianópolis.

“Apresentei a gigantesca demanda, especialmente do Saco dos Limões, e após alguns meses, eles estão conseguindo nos atender”.

Trabalho de mobilização e de cadastramento das famílias foram realizados pela Protetora Rosa Villanueva. – Rosa Villanueva

Ela faz parte do Coletivo PAM (Pessoas, Animais e Meio Ambiente),  e está fazendo a mobilização e cadastro das famílias que tem animais para castrar. “Conversamos sobre a guarda responsável de animais, a importância da castração e cuidados básicos com os animais”, contou Rosa.

Devido à grande demanda, a prioridade é para fêmeas e animais de famílias mais vulneráveis. Toda a medicação do pós-operatório é fornecida gratuitamente pela farmácia de manipulação Upvet da Pedra Branca, em Palhoça.

Fonte: ND Mais

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.