Mutirão de castração será feito em 12 bairros de Sorocaba — Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorocaba

Mutirão vai castrar quase setecentos cães e gatos em Sorocaba, SP

Quase setecentos cães e gatos vão ser castrados em Sorocaba (SP), na segunda-feira (13) e na terça-feira (14). Este será o primeiro mutirão deste ano realizado em doze bairros de Sorocaba.

As cirurgias serão realizadas em uma unidade móvel no centro de Educação Infantil ‘Nathalia Orejana’, que fica na rua Alpheu Castro Santos, sem número, no bairro Jardim Rodrigo.

O mutirão está sendo organizado pela Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema e, segundo a Prefeitura de Sorocaba, o objetivo é reduzir o número de animais abandonados, além de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos animais domésticos.

O último levantamento apontou que Sorocaba tem aproximadamente duzentos mil cães e gatos.
Além de ser o método mais garantido para o controle populacional dos animais domésticos, a castração também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

Os cães e gatos castrados no mutirão também vão receber uma identificação por microchip, que permite a responsabilização e a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados. O microchip também vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.

A Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, responsável pela ação, alerta que, para a castração, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) num período de 6 horas antes da castração e estar com a vacina em dia, tanto a antirrábica como a ‘V8’. Os cães devem ser levados ao mutirão com coleira, guia ou caixa de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte, com bastante segurança.

O mutirão vai abranger os seguintes bairros: Lopes de Oliveira, Jardim Betânia, Jardim Califórnia, Vila Helena, Jardim Itapuã, Jardim Luciana Maria, Jardim Marcelo Augusto, Jardim Monterrey, Jardim Rodrigo, Jardim Santa Helena e Jardim Sol Nascente.

Mais informações podem ser obtidas através do site da Prefeitura de Sorocaba.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.