‘Não fará mais parte do quadro de funcionários da empresa’, diz advogada sobre suspeito de decepar patas de pit bull Sansão

‘Não fará mais parte do quadro de funcionários da empresa’, diz advogada sobre suspeito de decepar patas de pit bull Sansão
Sansão recebeu a cadeira de rodas na tarde desta quinta-feira (9). — Foto: Ticiana Lima Dornas.

Um dos suspeitos de torturar e decepar as patas traseiras do cão pit bull Sansão, em Confins, na Grande BH, ainda não se apresentou ao trabalho desde a segunda-feira (6), quando ocorreu o crime. A advogada Maeve Jasper Zappellini disse ao G1, nesta sexta-feira (10), que o homem “não fará mais parte do quadro de funcionários da empresa”.

Vídeo: Pit bull que teve patas decepadas está reaprendendo a andar.

A transportadora Zappellini tem sede em Santa Catarina e o suspeito era responsável por serviços gerais da unidade de Confins. A empresa emitiu uma nota de repúdio sobre o caso (leia na íntegra no final desta reportagem).

“Não conseguimos contato com ele, não temos informações de onde ele está. Ele sumiu”, completou a responsável pelo departamento jurídico.
 

Sansão ficava em uma empresa vizinha à transportadora. Na segunda-feira (6), ele teria pulado um muro e invadido outra propriedade. Dois homens são suspeitos de cortar as patas dele com uma foice. Um deles era funcionário da Zappellini.

De acordo com o dono do animal, Gleidson Justino da Silva, de 40 anos, Sansão foi torturado porque brigou com o cão dos suspeitos. O animal ainda teria sido amordaçado com arame farpado. Ele foi socorrido e passou por cirurgia. 

“Nós queremos justiça por todos esses cachorros que sofrem maus-tratos e não têm voz que falem por eles”, disse o tutor.
 

A Polícia Militar (PM) registrou um boletim de ocorrência. Um dos suspeitos foi ouvido e liberado e outro fugiu.

A Polícia Civil de Minas Gerais informou que “o procedimento foi realizado pela Polícia Militar, em Confins, e remetido à Justiça. A PCMG não teve acesso ao procedimento e aguarda a manifestação do Ministério Público para, se for o caso, dar continuidade às investigações”.

O G1 entrou em contato com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), mas não havia obtido retorno até a última atualização desta reportagem. 

Cadeira de rodas
 
Nesta quinta-feira (9), Sansão ganhou uma cadeira de rodas em Belo Horizonte. O equipamento foi doado por uma voluntária. De acordo com a médica veterinária Ticiana Lima Dornas, ele já está se adaptando bem ao equipamento.

Sansão está na clínica-escola da Faculdade Arnaldo, no bairro Olhos D’Água, na Região Oeste da capital mineira, aos cuidados de Ticiana e equipe. Ele deve permanecer internado por pelo menos uma semana.

Cachorro de dois anos teve as patas traseiras decepadas, na última segunda-feira (6). — Foto: Ticiana Lima Dornas.

Nota de repúdio na íntegra
 
A empresa TRC Zappelini, onde trabalha o suspeito de decepar as patas do pitbull Sansão, emitiu uma nota de repúdio. Leia na íntegra:

“A Empresa TRC ZAPPELLINI, vem publicamente, após conhecimento dos fatos expressar toda indignação, tristeza e solidariedade diante dos atos de extrema crueldade, ocorridos no último dia 06 de julho de 2020 que vitimou o Cão da Raça Pit-Bull “Sansão”.

Esperamos que toda forma cruel de tratamento aos animais seja combatida e punida, tais condutas além de moralmente condenáveis, são legalmente vedadas, classificamos como absurdos e inaceitáveis os atos praticados com tamanha covardia.

A Crueldade das ações, confirmadas pelas autoridades competentes são inadmissíveis, consequência da fatídica e inexorável crueldade humana, impossível de ser compreendida. Lamentamos profundamente, não somos e jamais seremos coniventes com quaisquer praticas cruéis.

Esclarecemos que todas as providências necessárias e legais já estão sendo tomadas pela empresa, em relação aos fatos e a conduta praticada. Por fim, que sejam responsabilizados os envolvidos pela terrível crueldade apontada e que com a conclusão das investigações, finalmente se ouça a voz da Justiça.

Parabenizamos, a rápida e necessária atuação dos ativistas, dos órgãos de defesa e proteção animal, pois são verdadeiros fiscalizadores e defensores que de forma assertiva, defendem seres indefesos, assegurando assim a punição aos agressores.

Firmamos ainda o nosso compromisso em fortalecer campanhas que já são desenvolvidas de conscientização sobre maus tratos e outros temas ligados a proteção dos animais, bem como coibir e aplicar todas as medidas legais dentro de nossas atribuições e competências.

Os animais são nossos fieis companheiros, merecem nossa defesa e proteção, respeitá-los e protege-los é um dever de todos”.

Aniversário de 2 anos do Sansão em maio. — Foto: Nathan Braga/Arquivo pessoal

Por Thaís Leocádio

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.