Navio com quase 6 mil vacas e 43 tripulantes afunda perto do Japão

Navio com quase 6 mil vacas e 43 tripulantes afunda perto do Japão
Guardas costeiros resgatam um homem após navio afundar na costa do Japão durante um tufão — Foto: 10ª Sede Regional da Guarda Costeira / AFP

Um navio com 43 tripulantes e 5,8 mil vacas naufragou após emitir um pedido de socorro em meio ao tufão Maysak, que passava pela costa oeste do Japão. Um único sobrevivente foi resgatado até agora pela Guarda Costeira japonesa.

O “Gulf Livestock 1”, que seguia para um porto chinês, lançou um pedido de ajuda na madrugada de quarta-feira (2), quando estava a 185 km da ilha japonesa Amami Oshima, de acordo com a France Presse.

Mapa mostra a localização da ilha de Amami Oshima, no Japão. — Foto: G1

Na noite de quarta, as equipes de resgate encontraram o único sobrevivente até o momento: o filipino Sareno Edvarodo, de 45 anos, que é chefe de oficiais. Ele afirmou que o motor do navio parou e que uma onda virou a embarcação antes de ela afundar.

O sobrevivente disse ter colocado o colete salva-vidas e pulado na água após chamar seus colegas, mas que não viu outros tripulantes enquanto esperava para ser resgatado.

Três embarcações da Guarda Costeira, cinco aeronaves e mergulhadores seguem na busca por sobreviventes.
 
Vídeo: Tufão Maysak passa pelo sul do Japão; ventos devem chegar a mais de 200 km/h.

O navio deixou o porto de Napier, no nordeste da Nova Zelândia, em meados de agosto, e estava a caminho de Tangshan, na costa leste da China, segundo a Associated Press. A viagem deveria levar 17 dias. Sua tripulação era composta por 39 filipinos, dois neozelandeses e dois australianos.

O operador do navio, Gulf Navigation Holdings PJSC, com sede em Dubai, nos Emirados Árabes, não comentou o incidente.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.