No Congo, gorilas estão ameaçados pela presença dos rebeldes do M23

No Congo, gorilas estão ameaçados pela presença dos rebeldes do M23
A gorila Mjinja e seu filhote, nascido em 7 de agosto de 2021, no parque Kahuzi-Biega, na República Democrática do Congo. © Parc national congolais de Kahuzi-Biega

Enquanto os rebeldes do M23 ocupam diversas áreas no leste da República Democrática do Congo, os responsáveis ​​do Parque Nacional de Virunga alertam para a situação de vulnerabilidade dos gorilas-das-montanhas, cujo controle é agora impossível devido à insegurança.

“Atualmente, a área dos gorilas-das-montanhas está ocupada pelos rebeldes, e esta delicada situação de segurança não permite que nossas equipes se posicionem lá”, revelou nesta terça-feira (20) Bienvenu Bwende, porta-voz do Parque Nacional de Virunga.

Os deslocamentos, tanto de gorilas quanto de humanos, “não são controlados, o que aumenta o risco de caça ilegal, destruição do ecossistema” e propagação de doenças causadas pelo homem, ele acrescentou.

Se um gorila adoecer, “não terá acompanhamento médico”, e para os gorilas bebês “há sobretudo o risco de cair nas armadilhas dos caçadores criminosos”, explicou o porta-voz.

Em sua opinião, o monitoramento regular permite saber onde está cada família de gorilas. “Quando você os perde de vista por um único dia, leva uma semana para encontrá-los”, ele continua.

No entanto, “muitos meses de monitoramento e acompanhamento” acabaram de serem perdidos. “Agora imagine o tempo que levará para localizá-los, descobrir exatamente onde estão e em que condições!”, se preocupa Bienvenu Bwende.

Reserva natural mais antiga da África

O parque publicou nesta segunda-feira (19) um inventário de todo o seu conjunto e território, que cobre 7,8 mil km² da província de Kivu do Norte, na fronteira com Ruanda e Uganda. Sua superfície se estende por cerca de 300 km de comprimento, sendo sua largura média de 23 km.

Os gorilas da montanha, que estão na parte sul, ainda podiam ser contados até o mês de setembro, quando eram então 234, contra 225 no mesmo período no ano passado.

Reserva natural mais antiga da África, criada em 1925, o Parque Virunga é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1979. Famoso por sua vida selvagem e paisagens grandiosas, também é conhecido por servir de refúgio para muitos grupos armados nas últimas décadas.

O M23, grupo predominantemente tutsi derrotado em 2013, voltou ao conflito armado no final do ano passado e intensificou sua ofensiva em outubro, conquistando grandes extensões do território ao norte de Goma, capital do Kivu do Norte.

Ruanda é acusada por Kinshasa, Estados Unidos e muitos países europeus de apoiar o M23.

Fonte: RFI / mantida a grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.