No México, ativistas protestam contra projeto de lei que trará novamente animais aos circos

No México, ativistas protestam contra projeto de lei que trará novamente animais aos circos

Ativistas dos direitos dos animais afirmam que o novo projeto de lei federal de Bem Estar-Animal abre novamente as portas aos circos com animais e a realização de atividades com tortura animal, como as corridas de touros, rinhas de galos e cães.

Ativistas de vários grupos de proteção animal se manifestaram aos pés do monumento “Anjo da Independência” contra a chamada “Projeto Federal da Lei de Bem-Estar Animal” por considerá-la “um equívoco”.

Ao terminar o fechamento das ruas em torno do monumento, por ocasião da 37º Maratona da Cidade do México, os ativistas se reuniram debaixo de sol e deram início à coleta de assinaturas contra esse projeto de lei.

Em uma entrevista à agência de notícias Notimex, a ativista Ximena López explicou que é uma lei que contraria os interesses dos “seres não humanos”, pois os animais não contam com uma legislação que normatize e defenda seus direitos. 

Ela afirmou também que esta normativa vai contra os interesses dos animais, que são viver, não sofrer, contar com um mínimo de bem-estar e que não se cometam crueldades contra eles. 

Segundo a ativista, nós que já temos consciência de que os animais são seres sencientes e que seu interesse primário e básico é a própria vida, estamos trabalhando em diferentes grupos para que um dia possamos outorgar-lhes direitos jurídicos.

Por sua vez, o ativista “Álvaro” criticou a normativa, que segundo ele busca apenas o benefício de alguns indivíduos e não da sociedade, por isso disse que se está trabalhando para que se consiga uma lei civil e penal que sancione os maus-tratos aos animais.

Lembrou que, no estado de Veracruz, já se conseguiu o primeiro processo nacional, com uma pena de seis meses de prisão a um indivíduo que enforcou seu cão.  

Ele explicou que existem mais de 150 associações em Puebla e 300 no México, e mil associações entre fundações e protetores de animais em toda a república que participam desse movimento para conseguir uma verdadeira defesa dos direitos dos animais.

Tradução de Flavia Luchetti

Fonte: Aristegui

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.