No México, policiais poderão entrar nas casas para resgatar animais

No México, policiais poderão entrar nas casas para resgatar animais
A Gaceta Oficial publica alteração do artigo 10° da Lei de Proteção de Animais. (Cão: Pixabay)

Os policiais da Cidade do México (CDMX) poderão entrar nas casas que possuam denúncias de maus-tratos a animais graças a modificações das leis vigentes.

O governo da Cidade do México acrescentou um inciso no artigo 10º da lei de Proteção de Animais que permite aos policiais entrar e resgatar animais vítimas de maus-tratos por seus tutores. O decreto foi publicado na quarta-feira 16 de dezembro. 

O inciso permite que os funcionários da Secretaria de Segurança Civil de CDMX tenham permissão para entrar nas casas em que haja indícios deste delito, sem necessidade de ordens judiciais, e identificar os crimes contra animais prescritos no Código Penal. 

O decreto entrou em vigor, na quinta-feira 17 de dezembro, um dia depois de sua publicação na Gaceta Oficial. Até o momento, não foram registradas ações derivadas dessa nova adição à lei. 

Os policiais precisarão registrar em relatório a entrada na casa

Os policiais não podem somente entrar sem restrições. Por lei, eles são obrigados a preencher um formulário onde devem explicar os motivos da entrada no domicílio sem ordem judicial. 

De acordo com as emissoras ADN40 e Tv Azteca, recentemente houve manifestações contrárias aos maus-tratos a animais animal, que apontavam o aumento deste delito na Cidade do México. 

Uma destas passeatas ocorreu no dia 29 de novembro. A aliança nacional Un Millón de Esperanzas e outros grupos se reuniram no Monumento à Revolução e seguiram até o Zócalo (Praça da Constituição) contra a tauromaquia e outras formas de maus-tratos. As organizações pleiteiam que os animais sejam considerados como seres sencientes na Constituição.

Portanto, ao publicar o decreto, a cidade atuou para erradicar ou reduzir o delito. 

Tradução de Katia Buffolo

Fonte: Periodico La Voz

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.