No Mystic Aquarium, outra baleia beluga (segunda) está estável após estado crítico na semana passada

No Mystic Aquarium, outra baleia beluga (segunda) está estável após estado crítico na semana passada

O Mystic Aquarium (EUA) afirma que a segunda das cinco baleias beluga que importou em maio, de um parque marinho no Canadá, está “estável, mas inspira cuidados”, após apresentar problemas de saúde na semana passada.

Esta baleia fêmea beluga está sofrendo de vários problemas de saúde, incluindo baixa contagem de glóbulos brancos e problemas gastrointestinais. Todavia, a equipe veterinária do aquário disse que ela apresentou sinais de evolução em sua contagem de glóbulos brancos, saúde gastrointestinal e apetite, mantendo, assim, o peso.

Em atualização divulgada na noite de segunda-feira, o Dr. Stephen M. Coan, presidente e CEO do Mystic Aquarium, disse que a baleia fêmea ainda não está fora de perigo, mas o quadro apresenta melhora.

“Embora seja muito cedo para ser otimista, houve avanços na contagem de leucócitos da baleia, saúde gastrointestinal em geral, apetite e estabilização de seu peso”, disse Coan. “Temos um longo caminho a percorrer antes de afirmar que houve qualquer recuperação significativa.”

A beluga foi uma das cinco baleias importadas de Marineland, Canadá, como parte de uma iniciativa de pesquisa para salvar as baleias beluga ameaçadas de extinção, disseram as autoridades.

A doença desta segunda beluga acontece apenas três semanas depois que um beluga macho, que também fazia parte do grupo que chegou de Marineland, Niagara Falls, morreu no Mystic.

De acordo com responsáveis pelo aquário, um relatório preliminar revelou extensas complicações de saúde subjacentes na beluga macho que seriam indetectáveis pelos auxiliares veterinários no momento do transporte. A causa da morte ainda não foi determinada.

A Friends of Animals, em Connecticut, além de outros ativistas, tentaram impedir o transporte das baleias através de uma ação judicial, no outono passado, mas um juiz federal se recusou a emitir uma liminar.

Especialistas em Beluga e cetáceos vieram de todo o país para auxiliar a equipe de veterinários do Aquarium.

“A saúde e o bem-estar das baleias beluga continuam sendo nossa primeira e mais importante prioridade. Os nossos recursos e energia continuarão sendo aplicados em sua totalidade para ajudar na recuperação desta beluga”, afirmou Coan.

Todas as outras belugas no habitat estão saudáveis.

Tradução de Alan Dalles

Fonte: NBC Connecticut

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.