Noruega vai proibir em 2025 criadouros de animais para peleteria

Noruega vai proibir em 2025 criadouros de animais para peleteria
Criadouro de animais para peletetria em Gjovik (Noruega), em 26 de novembro de 2010 - SCANPIX NORWAY/AFP/Arquivos

O governo norueguês apresentou nesta quarta-feira uma proposta para proibir, a partir de 2025, a criação de animais para a peleteria com um programa de indenizações aos seus proprietários.

O projeto de lei enviado ao Parlamento proíbe a posse, a partir de fevereiro de 2025, de animais destinados a serem abatidos para “vender ou usar sua pele”.

A proibição é o resultado de um acordo político de janeiro de 2018, quando o governo conservador se aliou ao pequeno partido liberal, que exigiu essa medida.

O setor peleiro denunciou, por sua vez, o valor da indenização aos criadores, que considera insuficiente e qualifica como “traição histórica”.

“Eles nos propõem algumas coroas que não compensam nem de longe o desmantelamento programado dos criadores”, disse à AFP Guri Wormdahl, porta-voz da organização Norges Pelsdyralslag, que representa os profissionais do setor.

“Como está sendo organizado, levará os criadores à falência”, disse ele.

O governo avalia em cerca de 500 milhões de coroas (cerca de 52 milhões de euros) a indenização aos criadores para que se reconvertam a outras atividades.

Segundo Norges Pelsdyralslag, o setor emprega cerca de 500 pessoas, com um volume de negócios anual de 300 milhões de coroas norueguesas.

A Noruega é atualmente responsável por 1% da produção mundial de pele de vison e entre 2 e 3% da produção de pele de raposa.

Fonte: Isto É

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.