Nota equivocada da Prefeitura de SP sobre gatos do Parque da Aclimação coloca protetores em polvorosa

Nota equivocada da Prefeitura de SP sobre gatos do Parque da Aclimação coloca protetores em polvorosa
Foto: Najla Ramos

No dia 08 de junho de 2017, ontem, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) divulgou através de seu site a seguinte informação: “Gatos abandonados serão recolhidos”.

No corpo da matéria, ficamos sabendo que a SVMA e a Secretaria de Saúde (SMS), através do Depto. de Gatos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ-SP), iniciaram uma ação conjunta para remover os gatos da colônia do parque da Aclimação para esterilização, vacinação e outros “procedimentos que lhes assegurem a saúde animal, dando-lhes real oportunidade de adoção futura”.

Nota da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de SP. Clique na imagem para acessar a íntegra.

Essa nota chamou imediatamente atenção de protetores, ativistas e ONGs que protegem e controlam a população de gatos da cidade. Todos sabem que a colônia em questão é composta predominantemente de gatos que jamais poderiam ser trancafiados em gaiolas e levados para feiras de adoções. São em sua maioria gatos ferais e muitos inclusive já esterilizados pelo CCZ-SP em ações de CED (Captura, Esterilização e Devolução).

Toda a Proteção Animal ficou muito preocupada com essa notícia.

Contatada por telefone por volta das 15:00hs de hoje, a diretora da Divisão Técnica de Gestão de Parques da SVMA, Deise Perin, não soube responder o que seria feito dos gatos após a remoção. Apenas afirmou que o destino dos gatos é atribuição do CCZ-SP.

Felizmente, ao conseguirmos contato com o Depto. de Gatos do CCZ-SP, por volta das 15:30hs, tomamos conhecimento que as informações divulgadas pela SVMA no dia de ontem estão erradas.

O Depto. de Gatos está coordenando no Parque da Aclimação mais uma de tantas ações de CED que faz todos os dias para controlar de maneira ética a população de gatos de vida livre da cidade de São Paulo. Algo normal dentro da rotina da instituição.

O Depto. de Gatos do CCZ-SP informou também que fará uma notificação à Secretaria de Saúde para que essa se pronuncie para desfazer o mal-entendido gerado por uma notícia errada divulgada na data de ontem pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

Por Eduardo Pedroso

Fonte: Olhar Animal

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *