Nova Odessa (SP) abre inscrição para castração gratuita de 600 animais

Nova Odessa (SP) abre inscrição para castração gratuita de 600 animais

Programa é voltado para famílias com renda de até três salários mínimos. Serão operados 450 cães e 150 gatos, que também receberão microchip. 

A Prefeitura de Nova Odessa (SP) está com inscrições abertas para famílias interessadas em participar do Programa de Castração Animal, que fará cirurgias gratuitas em 600 animais de estimação. Para se inscrever é necessário comprovar renda mensal de até três salários mínimos. Até o final deste ano serão castrados 450 cães e 150 gatos, que também receberão microchip, segundo a administração.

Os interessados devem procurar a Diretoria de Vigilância em Saúde (Rua Rafaela Manzi Piconi, 122, Parque Residencial Klavin) de segunda a sexta-feira das 9h às 16h. No local deve ser apresentado comprovante de renda familiar e cópia do comprovante de endereço em Nova Odessa, além de carteira de identidade e CPF.

“Após o cadastro, o Setor de Zoonoses entrará em contato, no decorrer do ano, com os inscritos para agendar a data, horário e local dos procedimentos de castração e microchipagem”, informou a assessoria de imprensa da Prefeitura nesta sexta-feira (11).

A castração é o método mais eficaz no controle populacional de animais, de acordo com a Secretaria de Saúde. Segundo a médica veterinária Paula Faciulli, o método traz ainda vantagens como a redução do risco de tumores e o aumento da expectativa de vida dos cães e gatos, que podem ser castrados a partir dos 7 meses de vida, conforme a Prefeitura. O procedimento consiste em uma cirurgia com anestesia geral. Nas fêmeas são retirados o útero, trompas e ovários e nos machos, os testículos. Após a operação os animais não precisam ficar internados e, em uma semana, estão totalmente recuperados.

Microchips

“Utilizando o efeito da anestesia os gatos e cachorros recebem a implantação de microchips para identificação eletrônica. Isto permite o controle das vacinas aplicadas e também a identificação de cada animal caso ele se perca”, informou nota da assessoria de imprensa. Mais informações sobre o programa pelo telefone (19) 3466-3972.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.