Nove animais são mortos no Zoológico de Limeira (SP): ‘possível ataque de onça’, diz prefeitura

Nove animais são mortos no Zoológico de Limeira (SP): ‘possível ataque de onça’, diz prefeitura
Prefeitura investiga possível ataque de onça após morte de nove espécies no zoológico de Limeira — Foto: Prefeitura de Limeira/ Divulgação

Nove animais foram mortos na madrugada desta terça-feira (7) no Zoológico de Limeira (SP), de acordo com a Secretária de Meio Ambiente e Agricultura da cidade. A Polícia Civil foi chamada e, segundo a prefeitura, investiga possível ataque de onça no local. Entre as espécies abatidas, havia um veado fêmea, que era a única da instituição, e oito emas, todas adultas. O espaço foi fechado para visitação.

VÍDEO: Nove animais são mortos em Zoológico de Limeira e polícia suspeita de ataque de onça

A Pasta afirmou que o Zoológico de Limeira tem segurança 24 horas e que estuda outras medidas para evitar novos ataques.

A Polícia Civil fez uma perícia no local, o laudo deve ficar pronto em 20 dias. A Prefeitura de Limeira informou em texto enviado à imprensa que faz o recolhimento dos corpos dos animais nesta terça-feira e os encaminhará para Faculdade de Medicina Veterinária da Faculdade de Americana (FAM), onde passarão por necropsia.

A bióloga do zoológico de Limeira, Ana Cláudia de Abreu Sorg, afirmou que pegadas de onça de diferentes tamanhos foram localizadas nos recintos.

“Sinaliza que uma fêmea adulta estaria ensinando o filhote a caçar. Essa hipótese é reforçada pelo grande número de animais abatidos e pelo fato de que nenhum deles foi consumido integralmente ou levado do zoo”, afirma em documento enviado pela prefeitura.

Ataque inusitado, diz secretária

“Estamos em uma área com histórico de avistamento de onças e de jaguatiricas”, disse a bióloga. Ela lembrou que, em fevereiro de 2022, um filhote de onça parda foi encontrado em uma fazenda no Bairro Tatu, em Limeira.

A Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, classificou o ataque como “inusitado”, sobretudo pelo grande número de animais mortos. “Foi uma fatalidade, o zoo segue todas as normas”, disse. Ela reforçou que o Horto Florestal, onde está inserido o zoo, abriga um fragmento de mata, e portanto, as onças estão circulando em seu habitat.

Fonte: g1


Nota do Olhar Animal: Não tiveram qualquer chance de se defender, por estarem confinados…

Nove razões para não visitar zoológicos

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.