Noventa tartarugas marinhas nascem em praia de Paulista, Grande Recife

Noventa tartarugas marinhas nascem em praia de Paulista, Grande Recife

Ovos dos animais, da espécie pente, eclodiram na Praia de Enseadinha. Atualmente, doze ninhos de tartarugas foram feitos na orla do município.

pe grrecife tartarugas1

Noventa tartarugas marinhas nasceram, nas últimas 24 horas, na Praia da Enseadinha, no bairro do Janga, em Paulista, no Grande Recife. Os animais da espécie pente, de nome científico Eretmochelys imbricata, contaram com a ajuda de biólogos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para chegar ao mar em segurança. Em nota divulgada nesta segunda (2), o Executivo municipal informou que, atualmente, há 12 ninhos de tartarugas ao longo da costa marítima da cidade. Os pontos de desova estão concentrados nas praias da Enseadinha e de Maria Farinha.

Também nesta manhã, os profissionais da prefeitura abriram um dos cinco ninhos existentes no Janga. Além de identificarem a espécie da tartaruga, eles verificam a quantidade de ovos depositados, contabilizando aqueles que se desenvolveram e os que não eclodiram. O trabalho conta com o apoio da ONG Eco Associados.

“A partir da identificação dos pontos de desova, as equipes passam a monitorar os ninhos diariamente. Os animais levam, em média, 48h para saírem do local”, informou a prefeitura em nota. O objetivo é descobrir o período do nascimento das tartarugas para adotar medidas que minimizem os impactos da ação humana neste processo. O período de incubação das tartarugas dura entre 45 e 60 dias.

pe grrecife tartarugas2

pe grrecife tartarugas3

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.