Novo documentário, 'Long Gone Wild' captura a situação das orcas em cativeiro

Novo documentário, ‘Long Gone Wild’ captura a situação das orcas em cativeiro

Nós todos nos lembramos de Blackfish. Como não? Ele foi o documentário que trouxe à luz o terrível sofrimento das orcas em cativeiro contando a história de Tilikum. Agora outro documentário pega o que foi deixado de fora de Blackfish e traz as orcas de volta ao centro das atenções com o objetivo de esvaziar os tanques.

Long Gone Wild argumentará contra o cativeiro e explicará que as orcas são seres sencientes com “uma grande capacidade de pensar, de sentir, de se comunicar e de empatia”. Também falará sobre o The Whale Sanctuary Project (Projeto do Santuário de Baleias) e o seu plano para um santuário no litoral para que as orcas se aposentem de lugares como o SeaWorld em seu habitat.

Um outro tópico importante onde este documentário se aprofundará é a ameaça às orcas pela Rússia e pela China devido à popularidade crescente de mega aquários na China. Apenas alguns meses atrás, fotos de uma prisão de baleias na Rússia viralizaram, contendo 100 animais marinhos em cativeiro roubados de seu habitat natural.

O documentário lançará um olhar ao efeito Blackfish. Embora as pessoas tenham conhecimento dos problemas no SeaWorld, as 20 orcas ainda estão lá. Apenas recentemente, os antigos treinadores do SeaWorld revelaram que as baleias cativas eram rotineiramente drogadas e privadas de comida. Elas também se prejudicaram como resultado do trauma psicológico. As drogas (Valium, para ser específico) e a fome também causaram úlceras estomacais.

Está claro que é preciso fazer mais. Esperamos que Long Gone Wild faça com que mais pessoas se conscientizem da questão e da gravidade da mesma, e que mais se possa realizar para libertar as orcas cativas!

O documentário está no ar agora e disponível para aluguel ou compra.

Por Sharon Vega / Tradução de Fátima C G Maciel

Fonte: One Green Planet

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.