Espanha Tenerife orca seaworld batendo portao

Novo vídeo mostra orca do SeaWorld batendo contra portão repetidamente

Por Sarah V Schweig / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Uma orca em cativeiro foi vista batendo sua cabeça repetidamente em um portão de metal, de acordo com as imagens exclusivas divulgadas na semana passada pelo grupo ativista Ric O’Barry’s Dolphin Project.

A orca está no Loro Parque em Tenerife, Espanha. Todas as seis orcas desse parque são propriedades do SeaWorld.

“A orca está obviamente em grande aflição e bate sua cabeça com força contra um portão de metal no que parece uma tentativa de escapar”, Helene Hesselager O’Barry escreveu em um comunicado sobre a filmagem.

O vídeo foi fornecido ao The Dolphin Project (O Projeto Golfinho) por um ativista anônimo, que filmou a cena de partir o coração entre os shows com as orcas. A pequena piscina onde a orca está sendo mantida é um local usado para exames médicos, de acordo com The Dolphin Project.

Espanha Tenerife orca seaworld batendo portao2

A orca atrás da grade foi confirmada ser Morgan, que foi encontrada na natureza, pela costa da Holanda, em junho de 2010. A orca no outro lado é Tekoa.

“O vídeo publicado pelo The Dolphin Project em seu website é uma nova tentativa de manipulação através do exagero e dramatização de uma situação completamente normal na qual não há nenhum problema para os animais”, disse o Loro Parque em uma declaração fornecida ao The Dodo. “É surpreendente que ativistas defensores do fim da reprodução de orcas sob cuidados dos humanos possam se sentir ofendidos com estas imagens, precisamente pelo fato de que a frustação sexual por não conseguirem acessar a piscina onde estão as orcas do sexo oposto com as quais queiram cruzar pode causar este tipo de comportamento”.

Espanha Tenerife orca seaworld batendo portao3

Mas muitos ainda não estão convencidos. “Este não é um incidente isolado”, disse O’Barry ao The Dodo em uma declaração por e-mail. “Abuso como este é rotina. A única esperança é que as pessoas parem de comprar os ingressos para os shows com golfinhos e orcas”.

Controvérsias sobre o cativeiro de orcas no Loro Parque ocorrem desde 2009, quando uma orca emprestada pelo SeaWorld, Keto, matou seu treinador, Alexis Martinez.

Assista ao vídeo abaixo:

Clique aqui para assinar o compromisso de não comprar um ingresso para um show com golfinhos ou orcas.

Loro Parque foi considerado pelo TripAdvisor como um dos melhores zoológicos da Europa. Saiba como ficar esperto sobre os catálogos do TripAdvisor aqui.

Fonte: The Dodo

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.