Novos pontos de vacinação antirrábica serão montados em Cacoal, RO

Novos pontos de vacinação antirrábica serão montados em Cacoal, RO
Campanha de vacinação segue no Centro de Zoonoses (Foto: Diego Dantas/Prefeitura Boa Vista)

Com o objetivo de cumprir a meta estabelecida para Cacoal (RO), a 480 quilômetros de Porto Velho, a Vigilância Ambiental do município, através do Centro de Controle de Zoonoses, realizará na próxima terça-feira (20), a vacinação contra a raiva nos bairros Vitória e Morada Digna, a partir das 8h.

O atendimento visa atender os moradores de bairros distantes dos 22 pontos de vacinação que foram disponibilizados no ‘Dia D’ da campanha, realizado no dia 19 de novembro.

De acordo com a Vigilância Ambiental, a meta do município estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 16.700 cães e gatos, mas até agora, pouco mais de 12.300 foram imunizados. Com o objetivo de alcançar o número estipulado e atender os moradores de bairros distantes dos 22 pontos de vacinação que foram disponibilizados, dois novos pontos de imunização serão montados nesta terça-feira (20), nos bairros Vitória e Morada Digna.

Raiva

Desde 2004 não é registrado caso de raiva em cães e gatos em Cacoal. Embora a doença esteja controlada nessas espécies, a Vigilância Ambiental alerta que é preciso continuar vacinando os animais, pois o vírus da doença foi encontrado em morcegos no estado de Rondônia, e pode voltar a contaminar os bichos domésticos.

Conforme Vigilância Ambiental, a vacinação ocorrerá das 8 às 12h, e todos cães e gatos acima de três meses devem ser imunizados.

Fonte: G1 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.