Núcleo de Controle de Zoonoses de Leme (SP) coloca cavalos e burros reabilitados para adoção

Núcleo de Controle de Zoonoses de Leme (SP) coloca cavalos e burros reabilitados para adoção
Jumento Edi foi resgatado em situação de maus-tratos e encaminhado ao Centro de Zoonose de Leme — Foto: Reprodução/EPTV

O Núcleo de Controle de Zoonoses de Leme (SP) colocou para adoção cavalos e burros que estavam em situação de maus-tratos e foram resgatados. Eles passaram por recuperação e agora estão disponíveis para receber amor e carinho.

VÍDEO: Núcleo de Zoonoses de Leme realiza doação de cavalos e burros

Animais

Os animais são considerados dóceis, segundo a Zoonoses. Entre eles, está o jumento Edi, encontrado em situação de maus-tratos, em um ambiente inóspito, sem comida e água. Resgatado, o jumento foi encaminhado à instituição.

O cavalo Cascão também recebeu cuidados do núcleo e está à disposição para adoção. Seu nome está relacionado com sua história de vida, pois o animal foi encontrado abandonado em meio a um canavial, sujo e machucado.

Após o resgate, Cascão necessitou de muitos atendimentos médicos, boa alimentação e higiene para recuperar a saúde. Apesar da ajuda recebida, o equino não consegue mais carregar pessoas devido a uma sequela na pata, resultante dos maus-tratos.

Cascão, apesar dos cuidados médicos recebidos, ficou com sequela na pata devido aos maus-tratos — Foto: Reprodução/EPTV
Cascão, apesar dos cuidados médicos recebidos, ficou com sequela na pata devido aos maus-tratos — Foto: Reprodução/EPTV

Recursos necessários

Os interessados em adotar necessitam ter uma estrutura física adequada para receber os animais. De acordo com a responsável pelo Núcleo de Controle de Zoonoses, Flávia Costa, por serem de grande porte, o ambiente ideal para as espécies é a área rural, local com espaço suficiente para o bem-estar.

“A pessoa precisa ter também recursos financeiros porque os animais necessitam de ração, feno, atendimento veterinário, o que gera um custo para que se propõe a adotar”, alertou a responsável.

Ecoterapia

Alguns dos animais resgatados são usados em projetos que levam benefícios à população. Dois cavalos, que passaram por recuperação, atuam em um projeto de Ecoterapia da Secretaria de Educação, que ajuda mais de 40 crianças.

Os cavalos passaram por adaptações e viraram ‘terapeutas’, com a ajuda de especialistas.

“Esses cavalos chegaram através da nossa parceria com a Zoonoses. Eles eram de rua e a gente foi até lá para avaliar os animais, porque eles precisam ter um perfil para o atendimento da criança, e deu certo”, disse a ecoterapeuta Jaqueline Lopes de Moraes.

Cavalos resgatados auxiliam na Ecoterapia da Secretaria de Educação — Foto: Reprodução/EPTV
Cavalos resgatados auxiliam na Ecoterapia da Secretaria de Educação — Foto: Reprodução/EPTV

Adoção

Os interessados em adotar algum animal podem comparecer ao Núcleo de Controle de Zoonoses, localizado na Rua Waldemar Silenci, nº 450, no bairro Cidade Jardim ou manifestar interesse por meio do telefone (19) 3571-0295.

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: A montaria causa danos aos equinos, independente de ocorrer por “motivos nobres”, que na verdade perpetuam a exploração dos animais e a lógica perversa que a sustenta. No fim, os interesses humanos são sempre colocados à frente dos interesses dos animais. E os cavalos, retirados de situações de exploração, abandono e outras formas de maus-tratos, continuam sendo explorados quando deveriam passar o resto de seus dias apenas recebendo cuidados.

Freio na boca do cavalo serve para quê? Explicações de Alexander Nevzorov

 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.