Número de gatos adotados bate recorde, revela pesquisa de abrigos canadenses

Número de gatos adotados bate recorde, revela pesquisa de abrigos canadenses
Um novo relatório descobriu que 62% dos gatos em abrigos de animais foram adotados em 2018. (Getty Images).

Um novo relatório mostra que cada vez mais gatos de abrigos encontram um lar.

A Humane Canada, uma organização que representa as SPCAs e as sociedades humanitárias, grupos de proteção animal, descobriu que 47% dos cachorros e um recorde de 62% de gatos de abrigos foram adotados no ano passado.

Também, o número de animais de estimação sob seus cuidados baixou. No passado, mais de 81.000 gatos e pouco menos de 31.000 cachorros foram recolhidos no Canadá, mas isso representa uma redução significativa em comparação a anos anteriores, especialmente em relação aos gatos. 

O relatório anual da organização, divulgado no fim de novembro, é baseado em uma pesquisa com 87 abrigos de animais canadenses e sete instituições de adoção.

A Dra. Toolika Rastogi, gerente de política e pesquisa da Humane Canada, afirmou que as coisas estão na direção certa.

“Queremos ver adoções”, declarou. “E a cada ano percebemos aumentos no número de adoções e reduções no número de animais que chegam a abrigos, porque não há mais tantos em situação de rua.

Há inúmeros fatores por trás das melhorias vistas nos últimos anos, argumenta Rastogi.

Programas de castração em abrigos estão reduzindo o número de animais que poderiam voltar para o sistema. 

Rastogi apontou que as leis municipais também podem ajudar. Ao mesmo tempo, as sociedades humanitárias e as SPCAs têm aperfeiçoado suas ações com o passar dos anos. 

Além disso, uma mudança social ocorreu. Ideias sobre como ser um tutor responsável evoluíram, e os animais estão sendo mais valorizados.

“Nós os vemos mais como membros da família”, afirma. 

A Humane Canada tem coletado dados sobre abrigos desde 1993, e há cerca seis anos publica relatórios anuais. 

Embora o número de gatos adotados em 2018 tenha sido mais alto do que nos outros anos, nos abrigos eles ainda correspondem a mais do que o dobro do número de cachorros, apontou o relatório.

Um fator é a tendência dos gatos em vaguear livremente pelas ruas. 

“Em geral, gatos não tiveram o mesmo nível de cuidados que os cachorros”, afirmou Rastogi. “Mesmo que seja pelo fato de eles terem permissão para sair, os gatos não costumam usar coleiras com identificação ou não são microchipados.”

“Portanto, se algo acontecer, eles não têm um sistema para ajudá-los a encontrar o caminho de casa. Definitivamente, é parte disso.”

Gatos para adoção também têm maior probabilidade de serem ‘eutanasiados’ nos abrigos, sendo 8% em comparação a 2% dos cachorros.  

Por Keren Breen / Tradução de Jéssica Beck 

Fonte: Global News 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.