“O canil tem 370 animais para ser adotados”, comenta Coordenadora da Proteção Animal de Farroupilha, RS

“O canil tem 370 animais para ser adotados”, comenta Coordenadora da Proteção Animal de Farroupilha, RS
Foto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM

Quando a pauta animal entra em debate ou repercussão na sociedade é permitido associar como um assunto extremamente extenso. A questão animal existe desde a Constituição Federal, onde diz que o Poder Público é responsável pelos animais, sendo o tutor. Quando o animal tem tutor, ele pertence a alguém, ou seja, tem um tutor, já os animais abandonados pertence ao Poder Público. Com essa ideia, Farroupilha tem visado um grande compromisso com a pauta envolvendo os animais.

A reportagem do Grupo RSCOM conversou com Arlene Lazzari, responsável pela Coordenadoria da Proteção Animal de Farroupilha, comentando sobre como essa gestão está acontecendo no município, “o projeto inicial que a gente está implantando e acredito que está dando certo, é justamente de a gente assumir a pauta do bem-estarismo animal e fazer um trabalho na nossa cidade, para desenvolver esse tema de responsabilidade com os animais domésticos.”

Sobre um dos principais compromissos que Lazzari tem, é de não aumentar a população de animais, visando poder oferecer uma vida melhor para eles, “aí entra uma posse responsável e onde entra umas políticas públicas, para ajudar. Uma delas é a castração, em que a gente não fica esperando que as pessoas interessadas venha até nós querendo castrar o animal, a gente vai de encontro, vai buscar querendo que a comunidade, queiram fazer essa castração, para que não tenha um problema aumentado na cidade”, frisa a responsável pela Coordenadoria da Proteção Animal.

A castração gratuita é um benefício do município de Farroupilha, castrando felinos e caninos, com microchipagem, também é estendido para pessoas com renda familiar de até 2 salários mínimos. Para isso, basta procurar a Coordenadoria na Prefeitura, fazer o cadastro comprovando a renda, sendo necessário morador de Farroupilha para conseguir o beneficio.

“Nós temos uma clínica conveniada através de licitação que faz esse método de castração, que é muito pouco invasivo e pouco dano no pós-cirúrgico, o animal sai medicado da clinica, é acompanhado o pós-cirúrgico, sendo um sistema que está funcionando bem. A gente consegue atender uma boa camada da população com essa castração. Também há a castração de baixo custo, em que a ONG da cidade oferece convênios com clinicas, oportunizando a castração bem abaixo do valor de mercado. A castração pro animal é um benefício enorme, as pessoas procuram a gente com a consciência que a castração é muito importante. Tanto macho como fêmea, tem uma vida mais longeva após esse processo.” finaliza Lazzari sobre todos os benefícios da castração animal.

Na última gestão do governo municipal, havia 30 castrações por mês. Desde o ano passado, a Coordenadoria conseguiu aumentar os números para aproximadamente 70 castrações por mês. Já em 2023 o número está chegando em 100 castrações por mês, tanto que foi possível zerar as filas das cadelas.

No canil municipal, neste mês de março de 2023 tem 370 cães sendo machos e fêmeas, três gatos e dois cavalos para adoção, todos recolhidos após o abandono. Comentando como funciona o processo de adoção Lazzari destaca “a adoção começa pelo WhatsApp, trocando fotos, depois de toca de ideias, é levado até o local, visitar o animal. Mas também, algumas situações que a gente identifica um risco para o animal, a gente não autoriza a doação.” finaliza.

Redes sociais para você conhecer os animais Facebook e Instagram .

Por Adriano Padilha

Fonte: Leouve

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.