O comércio de cosméticos não testados em animais que se consolida no Chile

As grandes marcas de maquiagem do mundo têm sido postas em julgamento nos últimos anos, depois que se tomou consciência sobre os maus-tratos que sofrem os animais vítimas de testes destes produtos.

No Chile, as práticas de grandes companhias da indústria de cosméticos têm levado a que cada vez mais mulheres optem por marcas que contém uma certificação internacional que demonstre que são CF (Cruelty Free ou Livre de Crueldade Animal).

Te protejo

O “Te Protejo” é uma organização sem fins lucrativos que se formou em 2012 tendo como objetivo promover o uso de cosméticos não testados em animais. A iniciativa surge pela necessidade de contar com uma fonte de informação séria que possua uma lista de marcas não testadas em animais que estão, atualmente, a venda no país.

A diretora e fundadora da ONG, Camila Cortínez, comentou que “em nosso país estamos por atingir o auge das marcas certificadas. Quando o Te Protejo começou tínhamos unicamente três empresas certificadas e atualmente há mais de 25”.

Cortínez explica que o interesse das consumidoras se vê refletido no aumento de suas seguidoras nas redes sociais e no site onde, constantemente, recebe consultas de pessoas preocupadas em optar por produtos livres de testes.

Com relação àqueles que utilizam “cosméticos não éticos” Cortínez argumenta que “existe um alto grau de desinformação. Muitas pessoas pensam que o teste em animais é uma prática obsoleta, em especial, em uma indústria como a cosmética”.

chile_comercio_cosmeticos_nao_testados_animais2

Youtubers CF

O YouTube está sendo utilizado há vários anos por maquiadoras profissionais e aficionadas que fazem tutoriais para ensinar às mulheres como tirar proveito dos diferentes produtos que oferecem o mercado, e as usuárias de cosméticos Cruelty Free não perdem em nada.

Romina Gutiérrez, proprietária do canal no YouTube “Beauty by Ro” conta que sua principal motivação para criar seu próprio canal foi sua paixão pela arte de maquiar e a vontade de compartilhar a mensagem de que uma mulher que se maquia não o faz para impressionar a outra pessoa, mas sim para expressar-se. Ela também explica que “é importante criar consciência sobre os testes com animais. As pessoas não estão conscientes, não sabem da grande quantidade de opções CF que existem no mercado e como é bom usar produtos livres de crueldade”.

Lush: Fresh Handmade Cosmetics

A marca britânica líder em cosmética artesanal conta com produtos atraentes para o rosto, cabelo e corpo. Todos eles livres de testes em animais. A companhia fundada por Mark Constantine e Liz Weir chegou ao Chile no ano de 2003 e atualmente conta com 13 lojas localizadas nos principais shoppings do país.

Jaqueline Varas, proprietária de licença da LUSH no Chile comenta que “a preocupação de testes em animais começou faz quatro anos e envolve principalmente o público jovem. No ano de 2004 fizemos uma campanha onde usamos um mostruário para contar aos clientes que nossos cosméticos não eram testados e muita gente não entendeu e se assustou, pensaram que isto significava que os produtos não eram seguros”.

Varas conta que hoje em dia as pessoas estão conscientes da violência animal associado à indústria cosmética e consequentemente as marcas CF caem na preferência em relação às demais existentes.

Uma das iniciativas da companhia é o prêmio “Lush Price”, que é entregue a jovens visionários, tanto na Europa quanto nas Américas, que realizem novas pesquisas que permitam provar a efetividade dos produtos evitando o teste em animais.

Lista de marcas Cruelty Free

Te Protejo publicou uma lista de maquiagens certificadas que não foram testadas em animais e que são facilmente encontradas no Chile, confira:

Too Faced: É uma marca tanto para consumidores domésticos como para profissionais. Apresenta uma ampla linha de cílios postiços, bases labiais e de rosto. Onde encontrar? Nas lojas DbS – www.dbschile.cl

L.A Colors: Esta marca é para uso no dia a dia e tem uma grande gama de produtos. Há produtos para o rosto, os lábios e os olhos. Onde encontrar? No The Republic of Beauty  ou nas lojas Todo Moda.

Jordana: Vem direto dos Estados Unidos e em 2014 se tornou certificada Cruelty Free. Tem uma grande gama de produtos de maquiagem e são bastante em conta. Não esperemos uma duração extrema, mas com uma boa base todo pigmento fica perfeito. Pode encontrar nas lojas Preunic.

A lista completa das marcas pode ser encontrada em: http://www.teprotejo.cl/empresas/

Por Desanka Mestrovic / Tradução de Nelson Paim


Nota do Olhar Animal: Há que se ter cuidado com as listas de produtos não testados em animais divulgadas na internet, já que vários destes produtos contém ingredientes de origem animal, o que, quantitativamente, é muito pior para os animais.

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.