‘O gorila mais solitário do mundo’ se prepara para outro Natal atrás das grades

‘O gorila mais solitário do mundo’ se prepara para outro Natal atrás das grades

Um animal conhecido como o “gorila mais solitário do mundo” deve passar mais um Natal confinado em uma gaiola em um controverso zoológico tailandês.

A gorila de 33 anos, chamada Bua Noi, vive no zoológico de Pata, em Bangkok, há mais de 30 anos e é a única gorila da Tailândia. Apesar de uma campanha internacional para resgatar Bua Noi, as autoridades não tomaram nenhuma providência para ajudar o animal. Em outubro, o dono do zoológico afirmou que só libertaria Bua Noi se recebesse até 700.000 libras, o equivalente a mais de R$ 4 milhões.

Jason Baker, vice-presidente sênior da PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) Ásia, comentou sobre a situação, afirmando: “Bua Noi, a gorila, está sofrendo de sofrimento psicológico extremo no recinto de concreto em que ela foi confinada sozinha por quase 40 anos, mais tempo do que a maioria dos tailandeses esteve vivo. Esta instalação precária é condenada internacionalmente como um dos piores zoológicos do mundo. Todos os animais mantidos em cativeiro lá estão confinados em recintos lamentavelmente pequenos e estéreis e sem luz do sol, ar fresco e oportunidades de se exercitar ou se envolver em comportamentos significativos para eles.”

O zoológico de Pata está localizado no sexto e sétimo andares da loja de departamentos Pata Pinklao em Bangkok, e foi criticado por organizações de direitos dos animais por suas más condições.

Em 2020, a atriz Gillian Anderson escreveu ao dono do zoológico, Kanit Sermsirimongkol, solicitando a libertação de Bua Noi. Da mesma forma, a cantora Cher também expressou sua preocupação com o destino do gorila e tentou libertar Bua Noi. Cher twittou: “Este homem está ganhando [dinheiro] com o sofrimento desses pobres animais presos. Preciso me juntar a ativistas dos direitos dos animais e pessoas boas de Bangkok.”

Em 2015, uma petição foi apresentada por grupos de direitos dos animais pedindo a libertação de Bua Noi e o fechamento do Zoológico da Pata. A petição foi organizada por Sinjira Apaitan, que disse: “Eu não acho que os animais devam ser trancados em tais habitats não naturais. Espero ajudar todos os outros animais mantidos em cativeiro neste zoológico também”.

Apesar da petição e da atenção internacional, o zoológico acabou sendo autorizado a reabrir e Bua Noi permanece em seu pequeno e imundo recinto.

O proprietário do Zoológico de Pata, Kanit Sermsirimongkol, defendeu as condições do local e afirmou que a aparência de Bua Noi é simplesmente sua “expressão facial natural”.

Ele disse: “Antes de abrir, consultamos zoólogos e veterinários e apenas selecionamos animais adequados para o zoológico. E eles foram bem tratados. As críticas não me preocupam porque a conhecemos melhor. Essas pessoas viram a foto dela na internet e assumem que ela está deprimida. Mas é assim que ela se parece – alguns têm uma cara triste e alguns têm uma cara feliz. Temos cuidado de Bua Noi como nossa própria filha. Eu sei que teremos que encontrar um novo lar adequado um dia, mas não é uma boa ideia libertá-la imediatamente de volta à natureza sem ensiná-la a sobreviver por conta própria.”

Fonte: Mistérios do Mundo

Nove razões para não visitar zoológicos

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.