O mal e o bem

O mal e o bem

Por Sônia T. Felipe 

Quando morre uma pessoa muito amada, admirada ou idolatrada, sem que essa morte resulte dos atos diretos da pessoa, as pessoas que a amam se revoltam e indagam como é que o mal pôde atingir uma pessoa tão boa. É que o mal não tem destinatário definido. Uma vez solto, ele se liga a qualquer ser capaz de senti-lo, sem perguntar se esse ser o merece ou não. Por isso temos responsabilidade imensa em não espalhar o mal que está dentro de nós, porque uma vez solto por nossa boca, nosso pensamento ou nosso gesto, já não o podemos mais conter.

O mal está solto, porque cada vez que dizemos algo para magoar, fazemos algo e magoamos ou agimos de forma malévola, libertamos o mal que havia dentro de nós e o lançamos ao universo. Então o universo fica mais cheio ainda do mal espalhado que, não tendo destino certo, ataca a primeira criatura inocente que passar por ali desavisada.

Quanto ao bem, ah! esse existe apenas junto ao coração de alguém. Por isso o bem não está solto por aí. Temos muito zelo por nossos sentimentos de amor, por nossa ternura, nossa bondade. E de tanto zelo acabamos por retê-los junto ao nosso coração, porque nem sempre recebemos o amor, a ternura e a bondade dos outros, então mantemos cá uma reserva desses sentimento bons, consolando-nos da friagem que nos assola quando não recebemos isso através de uma palavra, de um pensamento ou de um gesto reais da outra pessoa. Assim, o bem ou a bondade depende de uma pessoa que o pratique, para que ele crie asas e possa voar, depende se alguém que o expresse, o exponha ao mundo. Assim, todas nós dependemos de um gesto para que em suas asas o bem possa chegar até nós. E a outra pessoa, humana ou não, também depende de nossos gestos para que o bem possa chegar até ela.

Isso vale para a dieta, na cama e na mesa. Escolher comer animais matados para virar bife, ou laticínios extraídos de mamas inflamadas e infectadas é espalhar dor, tormento e sofrimento no mundo, afetando de volta a todos os seres sencientes. Escolher uma dieta sem dor e tormento é abolir o sofrimento que a dieta ovo-galacto-carnista espalha no mundo. Escolha comer apenas luz. Espalhe a bondade que há em você. Poupe o mundo da dor da maldade e da dor da perda da vida.

 


{article 105}{text}{/article}

Olhar Animal – www.olharanimal.org


Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *