O parque marinho Marineland está encrencado por maltratar seus animais – novamente

O parque marinho Marineland está encrencado por maltratar seus animais – novamente
Foto: Ontario Captive Animal Watch

Pelo menos alguns dos animais que padecem num dos mais famosos parques marinhos do Canadá estão recebendo um pouco da atenção que tanto necessitam.

No dia 9 de janeiro, a organização Ontario SPCA (Ontario Society for the Prevention of Cruelty to Animals) moveu seis ações de acusação contra o Marineland, alegando que esta atração turística em Niagara Falls, no Canadá, deixou animais sofrerem e não providenciou cuidados adequados.  Este lote recente de acusações se refere ao alce, ao veado-vermelho e ao antílope.  Outras cinco ações foram movidas em novembro envolvendo os ursos e os pássaros da companhia.

De acordo com a OSPCA, as acusações atuais se originam na mesma investigação em andamento.

“A investigação continua desde 10 de novembro,” disse aos repórteres o chefe adjunto da OSPCA numa conferência de imprensa no dia 9. “Era evidente que havia acusações adicionais que eram apropriadas. Enquanto as investigações prosseguem, estas são todas as ações que esperamos abrir neste caso.”

Foto: Ontario Captive Animal Watch

O Marineland respondeu às solicitações de resposta do site The Dodo com um comunicado à imprensa intitulado “A OSPCA faz acusações mais estranhas ainda contra o Marineland do Canadá”.

“As acusações da OSPCA falham em identificar um animal específico que eles acreditam estar estressado ou que não esteja recebendo um nível apropriado de cuidados”, diz o comunicado.  “E falhou em identificar um animal individualmente em suas acusações de hoje.”

“Acreditamos que a OSPCA continua sua campanha pública a mando de um grupo de ativistas desconfiados com pouco conhecimento especializado ou técnico”, acrescentou a empresa.

Foto: LCA

Enquanto Phil Demers, antigo treinador chefe de baleias do parque, apoia as novas acusações, ele também espera que a OSPCA expanda suas investigações aos apuros de outros animais do parque marinho.  O Marineland possui cerca de cinquenta belugas, além de golfinhos, morsas, leões-marinhos, focas e uma única orca – todos, segundo Demers, em condições deploráveis.

Foto: Ontario Captive Animal Watch

“Detesto dizer isto, mas as condições das baleias e dos golfinhos são muito piores do que as dos animais terrestres,” acrescenta Demers.  “Comparar os cuidados com os animais terrestres com aqueles dos animais marinhos é como comparar a noite com o dia.”

O parque esteve sob duras críticas em agosto passado quando uma morsa magérrima chamada Zeus desmaiou durante uma apresentação.

Foto: Phil Demers

Desde que saiu do Marineland, Demers tem sido um crítico veemente do parque de 4 km2 – levando a companhia a processá-lo prontamente em 2012.

Demers, que ainda luta contra esta ação na justiça, diz que foi um esforço para amordaçá-lo – mas que ela não funcionou.

Pessoas de todas as partes do mundo contribuíram com mais de $25,000 para que ele pagasse as custas de sua defesa.

Você quer ajudar o fundo de investigações como esta contra o Marineland?  Você pode fazer uma doação à OSPCA aqui.

Por Christian Cotroneo / Tradução de Sônia Zainko

Fonte: The Dodo 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.