O primeiro Owl Café (café com corujas) de Abu Dhabi gera indignação e preocupações sobre a crueldade animal
Cafés que aceitam animais de estimação estão na moda, mas Abu Dhabi levou o conceito a um nível totalmente novo com o primeiro café com corujas do Oriente Médio. O Boomah Cafe, lar de nove corujas, oferece aos visitantes uma chance de interagir com esses pássaros majestosos por 70 dinares (cerca de ₹1.500 rúpias indianas). O conceito exclusivo do café rapidamente tornou-se viral, mas nem todo mundo é um fã. Muitos usuários da Internet o têm rotulado como “crueldade animal”.
O Boomah Cafe conquistou uma atenção significativa online, e o proprietário Mohamed Al Shehhi insiste que o bem-estar das corujas é primordial. Em entrevista ao Time Out, Al Shehhi enfatizou que o café abre às 14h diariamente, permitindo que as corujas descansem sem serem perturbadas durante a noite e a manhã.
“Algumas das corujas do Boomah nunca conseguirão viver na natureza”, ele explicou. Venus, uma coruja-do-mato, tem uma deformidade na asa que a impede de voar em grandes altitudes ou longas distâncias. Sob os cuidados do Boomah, ela é uma coruja saudável e feliz de oito anos.
Al Shehhi também compartilhou que o conceito foi inspirado nos Owl Cafes japoneses, mas com melhorias para se adequar a cultura do Oriente Médio. A programação do café garante que as corujas descansem bastante e elas andam livremente quando o café está fechado.
No entanto, nem todos estão convencidos. O criador de conteúdo Little Foodie compartilhou um vídeo do café no Instagram, destacando os nomes das corujas, espécies e o horário de funcionamento do café. O vídeo, que recebeu mais de 84.000 curtidas e 1,7 milhões de visualizações, gerou um debate acalorado.
Um usuário comentou, “Pássaros deveriam ser livres, a menos que eles precisem de reabilitação. Parece errado ganhar dinheiro com animais enjaulados”. Outro questionou, “Podemos parar de usar animais para diversão e dinheiro? Isso é errado em todos os níveis”.
Muitos ecoaram esses sentimentos, chamando a prática de crueldade animal. “Quando o entretenimento com animais irá parar definitivamente? Esses animais estão presos em correntes, isso é de cortar o coração”, comentou uma pessoa. Outros pediram à comunidade para boicotar o café, argumentando que isso envia uma mensagem errada sobre a preservação da vida selvagem.
Enquanto o Boomah Cafe insiste que suas práticas priorizam o bem-estar das corujas, a comunidade online permanece dividida. O debate destaca preocupações contínuas sobre o tratamento ético dos animais no entretenimento e a necessidade de cuidados responsáveis com a vida selvagem.
Por Vidhi / Tradução de Fátima C. G. Maciel
Fonte: Happy Pet