OAB emite nota de repúdio após advogado ser acusado de matar calopsita na BA

OAB emite nota de repúdio após advogado ser acusado de matar calopsita na BA
OAB condena atos de violência contra animais e encaminha caso às autoridades competentes. Foto: Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram/@saj.milgrau

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santo Antônio de Jesus, através de sua Comissão de Proteção aos Direitos dos Animais, emitiu neste sábado (10), uma nota de repúdio ao caso envolvendo o advogado Fábio Santana, acusado de matar uma calopsita.

A situação repercutiu nas redes sociais após a tutora do animal, Bruna, afirmar ter tentado reaver o animal anteriormente sem sucesso. Em vídeo divulgado na web, Fábio aparece em uma discussão com a mulher e, em seguida, é visto com o animal supostamente morto em mãos.

A OAB de Santo Antônio de Jesus se posicionou contra qualquer ato de violência ou desrespeito aos animais, destacando que todos os seres vivos, incluindo os animais não humanos, merecem respeito e proteção.

A nota reafirma o compromisso da entidade em combater e responsabilizar judicialmente qualquer ação de crueldade contra animais. O caso foi encaminhado às autoridades competentes, e a OAB acompanhará o desenrolar das investigações.

Em sua defesa, o advogado Fábio Santana alegou que encontrou a calopsita morta na última sexta-feira (9), e negou as acusações de ter matado o animal. Ele afirmou ainda que a situação foi agravada pelas visitas insistentes de Bruna, que teriam gerado grande estresse.

Em nota ao BNews, Fábio afirma ainda que o vídeo não demonstra os fatos anteriores à gravação e as razões que levaram as condutas seguintes.

Certamente ilações sem o conhecimento da integralidade dos fatos conduzem as falsas impressões e a injustiça”, escreveu.

Confira a nota da OAB de Santo Antônio de Jesus na íntegra:

Nota de repúdio

A OAB Subseção de Santo Antônio de Jesus, Bahia, por intermédio da Comissão de proteção aos Direitos dos Animais, vem a público, perante a sociedade e aos colegas advogados e advogadas manifestar que todo ser vivo merece respeito e proteção, inclusive, os animais não humanos que são seres sencientes, logo, possuem capacidade de sentir. Nesse diapasão, declara seu REPÚDIO a qualquer ato de violência e/ou desrespeito aos animais não humanos que, deverá ser combatido e responsabilizado na forma da Lei. Ademais, no que tange ao fato compartilhado nas mídias sociais referente à Calopsita, reafirma seu compromisso informando que o caso foi encaminhado às autoridades competentes e que acompanhará a devida apuração.

Fonte: BNews

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário