OAB estuda abrir inquérito civil público para investigar maus-tratos de animais em Petrópolis, RJ

A novela das charretes de tração animal em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, pode ter mais um capítulo. A Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil estuda pedir a abertura de um Inquérito Civil Público para investigar os impactos atividade no entorno do Museu Imperial e os maus-tratos aos animais. A avaliação é feita junto com Ministério Público Federal e a ONG Fórum Nacional de Proteção Animal.

No ano passado, em um plebiscito, 69% dos eleitores do município votaram pelo fim da atividade turística, que é oferecida no entorno do museu, no Centro da cidade. Só que a votação precisa ser homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral, que está em recesso até o dia 2 de fevereiro. Enquanto isso, a atividade continua permitida em Petrópolis.

O presidente da comissão da OAB do Rio, Reynaldo Velloso, explica que uma reunião no dia 22 de fevereiro vai avaliar a abertura do Inquérito Civil Público.

A jornalista Vanessa Andrade, de 35 anos, esteve em Petrópolis no último fim de semana, com a família. Ela conta que costumava passear de charrete, no entanto, vai repensar o passeio, reconhecendo o sofrimento dos animais.

Em nota, a Prefeitura de Petrópolis afirmou que aguarda a homologação do resultado do plebiscito pelo TSE para dar andamento ao processo.

A administração municipal reafirma que que vai respeitar o resultado da consulta popular e que busca meios para que a mudança seja feita sem prejuízos aos charreteiros.

Ainda segundo a Prefeitura, o grupo de trabalho criado para acompanhar o assunto está avaliando projetos e busca soluções para o caso. O município também estuda opções para a realização do serviço sem a utilização dos animais.

Por Isabele Rangel e Daniella Dias

Fonte: Band News

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.