Obras do primeiro hospital veterinários do estado começam neste mês em Cuiabá, MT

Obras do primeiro hospital veterinários do estado começam neste mês em Cuiabá, MT
Cães e gatos poderão ser atendidos no novo hospital veterinário — Foto: Divulgação

As obras do Hospital Veterinário Municipal (HVM), em Cuiabá, começam no próximo dia 23 deste mês, conforme anúncio feito pelo prefeito Emanuel Pinheiro nessa terça-feira (11). Essa será a primeira unidade de saúde animal do estado.

A construção será realizada na região do Coxipó e a previsão é que seja concluída em até um ano, segundo a prefeitura.

De acordo com o projeto, o local terá uma equipe multidisciplinar, responsável pelos atendimentos diretos à população em parceria também com a Coordenadoria de Vigilância Sanitária.

Os investimentos são fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado em conjunto com Ministério Público Estadual (MPE-MT).

O valor da obra, no entanto, não foi divulgado.

Atendimentos

Conforme um levantamento divulgado pela prefeitura, nos primeiros quatro meses deste ano, a Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA) registrou mais de 300 atendimentos, incluindo castrações, acolhimentos, resgates, tratamentos clínicos e adoções de cães e gatos.

Somente em 2021, foram mais de três mil atendimentos por meio da instituição.

Em janeiro deste ano, foi sancionada uma lei que estabelece que pessoas que cometerem crimes de maus-tratos serão responsáveis pelo pagamento das despesas com o animal.

Atualmente, segundo o Bem-Estar Animal, chegam cerca de 15 denúncias, por dia, sobre casos de maus-tratos, abandono e violência.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.