Oito cachorros morrem por envenenamento em condomínio de chácaras em Franca, SP

No fim desse domingo, 28, um episódio triste aconteceu no condomínio de chácaras Nova Alvorada, sentido a Cristais Paulista. Os proprietários de uma das chácaras se depararam com quase todos os seus cachorros mortos e suspeitam que eles foram envenenados por algum vizinho. Ao todo, oito cachorros morreram.
Luciana Silva é namorada do tutor dos cachorros e lamenta muito a situação. Segundo ela, os cães sempre foram muito dóceis e ficam apenas dentro da chácara, sem incomodar os vizinhos.
E essa não foi a primeira vez. Em outra ocasião, dois cachorros foram mortos a tiros e sem motivo. “Da outra vez, eles mataram dois cachorros a tiros. Eu fiz uma denúncia no ‘florestal’ e aí essa pessoa deve ter ficado com medo porque parou de atirar nos cachorros. Agora começaram a envenenar, só que essa pessoa está jogando dentro das chácaras. Lá na chácara do meu sogro tem muita criança, é muito perigoso”, disse Luciana.
O casal procurou a Vigilância Sanitária, Polícia Ambiental e Civil, além de fazer um boletim de ocorrência na noite de domingo. “Meu namorado foi ameaçado de morte, porque foi conversar com o vizinho e ele saiu no portão com um porrete. Precisam fazer alguma coisa antes que aconteça uma tragédia. Eles estão matando cachorros há muito tempo.”
De acordo com a Lei Federal 9605/98, é crime ambiental maltratar animais. Quando esses maus-tratos resultam em morte, a pena é aumentada, de dois a cinco anos de reclusão, multa e perda de direito de guarda.
Apesar de desconfiar de um dos vizinhos, a rua onde fica a chácara não tem câmera, portanto, não há como provar. A denúncia foi encaminhada à Polícia Ambiental para vistoria do local.
Por Heloísa Taveira
Fonte: CGN