Oito cachorros morrem por envenenamento em condomínio de chácaras em Franca, SP

Oito cachorros morrem por envenenamento em condomínio de chácaras em Franca, SP

No fim desse domingo, 28, um episódio triste aconteceu no condomínio de chácaras Nova Alvorada, sentido a Cristais Paulista. Os proprietários de uma das chácaras se depararam com quase todos os seus cachorros mortos e suspeitam que eles foram envenenados por algum vizinho. Ao todo, oito cachorros morreram.

Luciana Silva é namorada do tutor dos cachorros e lamenta muito a situação. Segundo ela, os cães sempre foram muito dóceis e ficam apenas dentro da chácara, sem incomodar os vizinhos.

E essa não foi a primeira vez. Em outra ocasião, dois cachorros foram mortos a tiros e sem motivo. “Da outra vez, eles mataram dois cachorros a tiros. Eu fiz uma denúncia no ‘florestal’ e aí essa pessoa deve ter ficado com medo porque parou de atirar nos cachorros. Agora começaram a envenenar, só que essa pessoa está jogando dentro das chácaras. Lá na chácara do meu sogro tem muita criança, é muito perigoso”, disse Luciana.

O casal procurou a Vigilância Sanitária, Polícia Ambiental e Civil, além de fazer um boletim de ocorrência na noite de domingo. “Meu namorado foi ameaçado de morte, porque foi conversar com o vizinho e ele saiu no portão com um porrete. Precisam fazer alguma coisa antes que aconteça uma tragédia. Eles estão matando cachorros há muito tempo.”

De acordo com a Lei Federal 9605/98, é crime ambiental maltratar animais. Quando esses maus-tratos resultam em morte, a pena é aumentada, de dois a cinco anos de reclusão, multa e perda de direito de guarda.

Apesar de desconfiar de um dos vizinhos, a rua onde fica a chácara não tem câmera, portanto, não há como provar. A denúncia foi encaminhada à Polícia Ambiental para vistoria do local.

Por Heloísa Taveira

Fonte: CGN

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.