Oito filhotes de periquito silvestre são capturados no Parque do Sabiá em Uberlândia, MG

Oito filhotes de periquito silvestre são capturados no Parque do Sabiá em Uberlândia, MG

Por Renato Henriques

A Polícia Militar de Meio Ambiente capturou oito filhotes de periquito silvestre, na tarde deste domingo (18), no Parque do Sabiá, na zona leste de Uberlândia. As aves estavam no chão, próximos a árvores de eucalipto. Eles não estavam feridos, mas foram levados ao Laboratório de Pesquisa em Animais Silvestres da Universidade Federal de Uberlândia (Lapas-UFU).

Os militares realizaram a captura após o relato de um funcionário do local. Ele viu os animais agrupados, próximo ao tronco de uma árvore. Os militares suspeitam que, pela quantidade de filhotes e pela forma como estavam, possa se tratar de um caso em que alguém tenha capturado os animais de seus ninhos para a venda ou com objetivo de mantê-los em cativeiro.

Os animais seguem no Lapas-UFU, onde devem ser mantidos até ter condições de sobrevivência em seu habitat. Manter aves em cativeiro sem licença prévia, segundo o artigo 29 da lei 9605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), é crime, com pena de reclusão de seis meses a um ano, além de multa.

Até o momento, ninguém foi preso suspeito de ter cometido a captura e o abandono.

Fonte: Correio de Uberlândia 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.