Óleo é encontrado em área de preservação de peixe-boi marinho, na Paraíba

Óleo é encontrado em área de preservação de peixe-boi marinho, na Paraíba
Manchas de óleo são vistas ao longo de Barra de Mamanguape, no Litoral Norte da Paraíba

Uma grande quantidade de fragmentos de óleo foi encontrado nessa quarta-feira (2) no estuário da Barra do Rio Mamanguape, localizado no litoral norte paraibano. O caso provoca preocupação porque o local é habitat de peixes-bois e de outras espécies em risco de extinção, como o boto-cinza, o peixe mero e o cavalo-marinho. O óleo pode afetar a saúde dos animais e, a depender da quantidade de óleo, levá-los à morte.

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) no Governo da Paraíba foi procurada. O órgão comunicou que já foi informado do problema, mas que ainda não sabe ao certo o volume de óleo. Destacou ainda que está apurando junto aos órgãos competentes a questão, mas que por ora não pode passar dados mais detalhados.

O problema foi descoberto durante monitoramento de campo no estuário realizados por técnicos do Projeto Viva Peixe-Boi-Marinho e da Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Imediatamente, os técnicos reportaram a informação para os órgãos ambientais atuantes na Paraíba e solicitou providências urgentes para a retirada do óleo e para a limpeza das praias.

Coordenador do Projeto Viva Peixe-Boi-Marinho, o pesquisador e professor João Carlos Gomes Borges destacou que o problema já impacta os manguezais da região e isso pode ser muito maléfico, por exemplo, a crustáceos e outras espécies que podem ser impactados com o contato com o óleo.

Óleo afeta a área de mangue
Óleo afeta a área de mangue

Com relação aos peixes-bois, a ingestão direta ou indireta do óleo pode prejudicar a saúde dos animais. “Eles podem ingerir o óleo diretamente ou também se alimentar de algas com resíduo de óleo. A depender da quantidade de óleo ingerido, isso pode levar à morte dos animais”, alertou.

João Carlos disse ainda que não se sabe a origem do óleo, mas que a suspeita é a de que ele tenha sido lançado ao mar por embarcações.

O Projeto Viva Peixe-Boi Marinho é uma estratégia de conservação e pesquisa para evitar a extinção da espécie no Nordeste do Brasil. Atua nas áreas de pesquisa, tecnologia de monitoramento via satélite, manejo, educação ambiental, desenvolvimento comunitário, fomento ao turismo eco pedagógico e políticas públicas.

Por Phelipe Caldas

Fonte: Jornal da Paraíba

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.