Olinda (PE) encaminha cavalos abandonados para doação

Olinda (PE) encaminha cavalos abandonados para doação
Nove animais ganharam novos tutores. Serviço de recolhimento resgatou 70 equinos nas vias públicas em julho (Foto: PMO)

A Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Olinda (Semapu) encaminhou nove cavalos abandonados nas ruas para novos tutores, no mês de julho. Esse trabalho é uma consequência dos recolhimentos feitos pela Prefeitura, que retiraram 70 animais das vias públicas, evitando assim, risco de acidentes para os próprios animais, transeuntes e condutores de veículos.

A (Semapu) tem uma parceria para doação de cavalos abandonados. Para obter um animal a pessoa precisa fazer um cadastro na Secretaria, apresentando documentos como identidade, CPF e comprovante de residência. Esse comprovante tem que atestar que o candidato possui uma área onde um animal de grande porte possa ser criado, independentemente da cidade onde more.

Com essa documentação em ordem, o novo tutor preenche um termo de doação e vai até a Base Rural de Olinda, onde os cavalos são tratados, para fazer o acerto do transporte. O trabalho de recolhimento conta com quatro laçadores, um motorista, um veterinário e um coordenador, além do suporte de um caminhão boiadeiro, das 7h30 às 13h30. Os equinos recolhidos são levados para a Base Rural de Olinda. O número para denúncias é 3439-5535 e 9233-8803. A Semapu fica na Estrada do Bonsucesso, 306 Bonsucesso. Fone: (81) 3305.1030 / 3305.1029. Horário de atendimento: 7h30 às 13h30.

Os responsáveis têm um prazo de até cinco dias para providenciar a retirada. Para tanto é preciso ir à Secretaria da Fazenda e da Administração, na Avenida Santos Dumont, no bairro do Varadouro, e pagar uma taxa correspondente ao Código Tributário de Olinda.

Fonte: Diário de Pernambuco


Nota do Olhar Animal: É lamentável que se permita que esses cavalos continuem a ser explorados. É fundamental a criação de santuários em que estes animais possam viver sem serem submetidos a qualquer tipo de exploração.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.