Onça é resgatada em Pederneiras (SP) com sinais de queimadura e fraturas

Onça é resgatada em Pederneiras (SP) com sinais de queimadura e fraturas

Uma onça parda foi resgatada ferida, neste sábado (3), pelo Corpo de Bombeiros, em Pederneiras (26 quilômetros de Bauru). O animal, que apresentava sinais de queimaduras e fraturas nas patas traseiras foi transportado pela Polícia Militar Ambiental de Barra Bonita, ainda durante manhã, até um centro de reabilitação de animais silvestres.

De acordo com a Ambiental, o resgate foi feito pelos bombeiros em um bairro rural de Pederneiras, em uma área de cultivo de cana-de-açúcar.

Polícia Ambiental/Divulgação

O animal foi sedado e levado para o Centro de Medicina e Pesquisas de Animais Silvestres (Cempas) de Botucatu, onde deve iniciar tratamento para posterior reintrodução na natureza.

“A onça parda, possivelmente, é mais uma vítima das queimadas que atingem a região e grande parte do território do Estado de São Paulo”, observa a Polícia Ambiental em nota.

‘ALÍVIO’

Também neste sábado (3), equipes da Polícia Militar Ambiental de Barra Bonita, em policiamento em uma estrada margeada por uma reserva de mata nativa, localizada em um bairro rural de Itaju, parou para ofertar água fresca e frutas a vários macacos-prego que se aproximavam da estrada.

Primata nativo do Brasil, o macaco-prego habita toda a América do Sul. “As queimadas, além de destruírem o habitat natural, acabam também com os recursos hídricos (água) e fontes de alimentação dos animais, promovendo um desequilíbrio ecológico, colocando em risco a fauna e flora”, cita a Ambiental em nota.

Polícia Ambiental/Divulgação

Após se alimentarem e beberem água, os animais e retornaram à mata.“Reproduziram seus sons característicos, como se estivessem agradecendo os policiais ambientais”, comenta a corporação.

Por Marcele Tonelli

Fonte: JCNET

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.