Voluntários da Ecovale encontraram cinco tartarugas mortas na sexta-feira (4) em Costa Marques. — Foto: Divulgação

Onças atacam e matam tartarugas que desovam em praias de Costa Marques, RO

As tartarugas que desovam nos bancos de areia das praias de Costa Marques (RO) estão sendo atacadas e até mortas por onças que percorrem a região nesse período. Na manhã da última sexta-feira (4), por exemplo, duas onças foram filmadas às margens do rio Guaporé (veja abaixo).

Segundo a Associação Comunitária Quilombola e Ecológica do Vale do Guaporé (Ecovale), os animais tratam-se de mãe e filho.

A associação reforçou que a situação é normal, já que esses animais aproveitam as tartarugas mais vulneráveis para ensinar os filhotes a caçar. Cinco tartarugas foram encontradas mortas na sexta-feira por voluntários da Ecovale.

Nesta época do ano, quase 100 mil tartarugas lotaram as praias da região, que fica na fronteira com a Bolívia, para desovarem.

Este ano, a Ecovale estima que mais de 7 milhões de ovos sejam depositados nos bancos de areia. Uma tartaruga chega a depositar 90 ovos.

Ecovale estima que 7 milhões de ovos sejam depositados. — Foto: Divulgação
Ecovale estima que 7 milhões de ovos sejam depositados. — Foto: Divulgação

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.