Onda de calor extremo faz bebês falcões abandonarem ninhos nos EUA

Onda de calor extremo faz bebês falcões abandonarem ninhos nos EUA
Foto: Getty Images

Depois de uma onda de calor que fez as temperaturas passarem dos 45ºC em cidades do Oeste dos Estados Unidos e chegarem a 54,4ºC no Vale da Morte, uma área desértica da Califórnia, cerca de 100 filhotes de falcão fugiram de seus ninhos no estado norte-americano de Oregon.

Lynn Tompkins, diretora executiva do Blue Mountain Wildlife — em centro de reabilitação de vida selvagem no leste de Oregon — disse à Reuters que recebeu muitas ligações avisando sobre o problema e que alguns animais chegaram a sofrer fraturas ao caírem dos ninhos no chão, porque ainda não aprenderam a voar. Ela conta que no entanto, a maioria dos falcões sobreviveu.

“Estava muito quente e os filhotes estavam saindo de seus ninhos como loucos. Tínhamos mais de 100 entrando no centro em apenas três dias por causa do calor extremo. A parte do meu cérebro que sabe que a mudança climática é real diz que este pode ser o nosso futuro. Tenho esperança de que, para este evento específico, foi apenas uma convergência de vários fenômenos, porque nós nunca vimos nada assim antes”, afirmou Lynn.

No sudoeste de Oregon, um incêndio florestal que se alastrou rapidamente queimou mais de 153 mil acres, forçou centenas de pessoas a deixarem suas casas e está colocando em perigo uma grande rede de energia, de acordo com o Washington Post.

O incêndio, que é o maior dos quase 60 que estão ocorrendo principalmente nos estados do oeste dos EUA, tem se espalhado sem controle há seis dias e dobrou de tamanho três vezes no último fim de semana.

A América do Norte enfrentou este ano o mês de junho mais quente já registrado até hoje. De acordo com dados de satélite, não apenas os picos de temperatura foram mais altos, como também duraram mais tempo. Este é o 12º ano consecutivo de temperaturas acima da média em junho na região e o maior aumento registrado até agora.

O norte da Europa e a Sibéria também tiveram um mês de junho excepcionalmente quente. Os recordes de temperatura foram quebrados em Moscou e Helsinque. O mundo como um todo também estava mais quente do que a média nesta época do ano.

Fonte: Um Só Planeta

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.