ONG 101 Vira-latas de Viamão faz transmissões ao vivo na internet para promover adoção de animais

ONG 101 Vira-latas de Viamão faz transmissões ao vivo na internet para promover adoção de animais
ONG entrou na onda das lives na internet para promover a adoção de animais — Foto: Divulgação

A ONG 101 Vira-latas de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, está fazendo transmissões ao vivo na internet para promover a adoção de cães e gatos abrigados, e a venda de produtos para arrecadar fundos.

A instituição, que sobrevive há 16 anos com doações e parcerias viu o número de contribuições reduzir drasticamente devido à pandemia de coronavírus. As feiras tradicionais promovidas pela ONG estão suspensas temporariamente em razão da proibição de eventos públicos para evitar aglomerações.

De acordo com a fundadora da ONG, Aline Orestes Vieira, em razão da baixa arrecadação com doações no período de isolamento, surgiu a ideia de continuar a movimentação com lives na internet. Além de promover a adoção responsável mostrando os cães e gatos disponíveis, artigos para animais, que são doados por lojas especializadas e agropecuárias parceiras também são vendidos nas transmissões.

“As doações caíram bastante, como a gente tem o brechó e a gente tinha esses produtos pets tivemos a ideia de fazer as lives. Fazemos todos os sábados, às 10h começa uma hora de live de venda do brechó, depois às 13h fazemos a de adoção. A ideia é fazer um sebo também”, conta.

As adoções de cachorros e gatos abrigados pela ONG aumentou no período de isolamento. Desde o início das transmissões, 10 animais já foram adotados, segundo Aline.

“Claro que a gente também não quer que adote só pelo impulso, tem que ser uma adoção consciente. A gente verifica o pátio, pede pro adotante mandar um vídeo, ver se não tem perigo de fuga”.

Dez animais foram adotados desde o início do projeto — Foto: Divulgação
Dez animais foram adotados desde o início do projeto — Foto: Divulgação

Por outro lado, a arrecadação de doações espontâneas diminuiu. A ONG abriga 300 animais que consomem quatro toneladas de ração mensalmente, além dos cuidados necessários com filhotes e animais em idade adulta, como remédios e castração.

Além das lives, voluntários e administradores da ONG pedem contribuições pelas redes sociais e mensagens. Mesmo que as adoções tenham aumentado, o abandono de animais continua o mesmo. De acordo com Aline, na última semana, quatro filhotes de gato foram deixados em frente ao carro da ONG.

“O abandono não para, a gente não tem como ficar assim, absorver o abandono e não conseguir adoção. Além de adoção a gente também pede lar temporário, a gente fornece a ração e tudo que é necessário, principalmente os filhotinhos, eles ficam muito expostos a vírus”.
O objetivo é continuar com as transmissões mesmo depois do final do isolamento em razão do aumento das adoções.

Atualmente, a ONG atua com sete pessoas que cuidam diariamente dos animais, seis voluntários e uma veterinária. Na parte administrativa, oito pessoas trabalham na manutenção da instituição.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.