ONG ajuíza ação para impedir desfile de bois em São Roque, SP

ONG ajuíza ação para impedir desfile de bois em São Roque, SP
Foto: Leonardo Filoso

No dia 26.07.2022, a organização de proteção animal Os Animais Importam protocolou ação civil pública visando a interdição da realização do evento “Entrada dos Carros de Lenha 2022”, que simboliza o início das Festas de Agosto na cidade de São Roque, em comemoração ao seu padroeiro. A celebração, organizada pela Prefeitura, pela igreja matriz e com o apoio do do atual prefeito da cidade, Marcos Augusto Issa, é tradição local e ocorre todo ano entre o final do mês de julho e a metade de agosto.

Na entrada dos carros de lenha, é costume que se empreguem dezenas de bois (neste ano, a previsão é que mais de 60 animais participem) para puxar carroças pesadas repletas de madeira, sendo eles obrigados a usar as chamadas cangalhas, instrumentos rudimentares de madeira que envolvem o pescoço dos bovinos, para que estes possam ser atrelados à carroça. Além da já excessiva carga puxada, o peso da cangalha sobre as cabeças dos animais frequentemente lhes causa lesões, dentre as quais: alterações nas vértebras da coluna cervical, lacerações na pele, dor crônica e inflamação na região dorsal.

Adicionalmente, os bois devem enfrentar quilômetros de subidas e descidas íngremes pelas vias da cidade, independentemente das condições climáticas que, no caso de chuvas ou sol intenso, podem dificultar a consecução do percurso. E, ainda, o fazem na presença de milhares de pessoas, que inevitavelmente causam incômodo visual e auditivo (fogos de artifício, alto-falantes, buzinas, gritos, grande movimentação), de modo a provocar estresse físico e psíquico nos animais.

Por entender como ultrapassados e cruéis eventos que ainda se apoiam na exploração animal para gerar entretenimento, a ONG Os Animais Importam, amparada por diversos protetores e ativistas, pleiteia, em juízo, o fim desta atividade. Segundo o presidente da entidade, Leandro Ferro: “Os animais não vivem para proporcionar divertimento aos humanos, e não podem ser tratados como meros objetos recreativos em “festividades” que remontam ao século 19”.

A associação argumenta, ainda, não se sobrepor ao bem-estar dos animais o direito de manifestação cultural. Em que pese a história e a tradição das Festas de Agosto na cidade de São Roque, estas não podem servir como justificativas para que se perpetuem os maus-tratos. Nas palavras de Leandro Ferro, “o entretenimento e o lazer humanos não devem e não podem, sob nenhuma hipótese, se dar às custas da saúde dos animais não-humanos, posto que estes têm sua dignidade garantida constitucionalmente”.

Para acessar a petição inicial da ação civil pública, clique aqui.

Fonte: Os Animais Importam

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.