ONG de Araras (SP) faz abaixo-assinado contra maus-tratos a animais de carga

ONG de Araras (SP) faz abaixo-assinado contra maus-tratos a animais de carga

Morte de cavalo na última semana motivou a criação do documento. Polícia registrou boletim de ocorrência e dono vai responder em liberdade.

Uma ONG de proteção aos animais de Araras (SP) enviou um abaixo-assinado à Câmara Municipal pedindo que o transporte de cargas com animais seja regulamentado. Na semana passada, um cavalo morreu.

A Polícia Civil registrou um boletim de ocorrência. O dono do animal foi reconhecido, prestou depoimento e vai responder em liberdade pelo crime de maus-tratos a animais.

Na Câmara, há uma proposta de projeto de lei para proibir a tração animal nas ruas. O assunto já foi debatido em uma audiência pública nos últimos dias e está sendo analisado pelos vereadores.

Cavalo morre na rua

As imagens do animal caído chamaram a atenção dos moradores. O cavalo, usado para tração de carroças, agonizava de dor. Funcionários da Guarda Civil Municipal (CGM) tentaram acalmar o animal. Outras pessoas também chegaram para ajudar. Sem forças, ele não conseguia se levantar.

SP Araras ONG abaixo assinado contra maus tratos animais carga2Minutos depois o cavalo morreu. O caso foi registrado como maus-tratos. “Ele tinha feridas embaixo do dorso, entre a pata e o dorso, tinha machucado nas patas, a ferradura estava bem gasta, estava bem magro, debilitado, e o proprietário não tinha nenhuma indicação de acompanhamento veterinário”, disse Rose Maru Coser, presidente da Associação Sempre ao Seu Lado.

Casos de maus-tratos

A ONG já registrou vários casos de maus-tratos a animais que fazem tração de carroças e que são vistos puxando grandes volumes de carga pelas ruas da cidade.

“Proibindo na área urbana, nós erradicaríamos esse problema. Mas se isso não for possível, gostaríamos da regulamentação, ou seja, que essas pessoas fossem cadastradas na prefeitura, tivessem o acompanhamento do Centro de Controle de Zoonoses, de um veterinário”, disse a presidente da ONG. 

Assista ao vídeo clicando aqui.

Fonte: G1

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.