ONG de defesa animal denuncia morte de 355 cães em abrigos na Ucrânia

ONG de defesa animal denuncia morte de 355 cães em abrigos na Ucrânia
Foto: Instagram/Reprodução

A Organização de Direitos dos Animais Uanimals afirma que 355 cães morrem em abrigos para animais desde o início da ocupação russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro.

Nesta segunda-feira (4/4), a entidade informou que comida e água não puderam ser levadas para os abrigos. Segundo a organização, apenas 150 cães foram regatados e sobreviveram.

A guerra chega ao 40º dia nesta terça-feira (5/4) em meio ao aumento da tensão entre russos, ucranianos e países ocidentais.

O mundo voltou a ficar assombrado com a guerra na Ucrânia no fim de semana. Em gravações divulgadas nesse domingo (3/4), é possível ver cenas chocantes da tragédia na cidade. As imagens mostram ao menos 20 cadáveres abandonados nas ruas e em valas comuns.

“Todos os culpados devem ser punidos.” Essa foi a exigência do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ao conversar com a líder da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sobre o massacre em Bucha, cidade próxima a Kiev.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, afirmou que “os horrores vistos em Bucha são só a ponta do iceberg”.

Negativa russa

O embaixador russo nas Nações Unidas, Vassily Nebenzia, acusou a Ucrânia de “encenação”. “Nem um único residente de Bucha sofreu qualquer violência”, frisou.

O governo russo negou que tenha matado civis em Bucha. Na manhã desta segunda, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, reafirmou o posicionamento do país: “Rejeitamos categoricamente todas as acusações”.

Por Otávio Augusto

Fonte: Metrópoles

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.