ONG denuncia matança de cães no entorno de escritórios da Secretaria de Saúde porque dariam ‘má aparência’ à instituição

ONG denuncia matança de cães no entorno de escritórios da Secretaria de Saúde porque dariam ‘má aparência’ à instituição

As Organizações pela Defesa dos Direitos dos Animais no México: Huella Amiga, Asociación Potosina por la Dignidad Animal A.C., Mundo Woof, Lengüitas de Amor e Rescatistas Independientes informaram em comunicado de imprensa que nos escritórios centrais da Secretaria de Saúde do Estado, localizadas na prolongação da Calçada de Guadalupe 5850, Lomas de la Virgen, foi dada a ordem ao Centro Antirrábico para capturar os cães que se encontram foram de suas instalações, pelo motivo de que eles dariam uma má aparência à instituição.

As ONGs afirmaram que a maioria desses animais já tinham sido castrados, vacinados e são protegidos por diversas protetoras independentes diariamente, razão pela qual esses animais não apresentam nenhum sintoma de agressividade contra o ser humano ou contra a saúde.

Por esse motivo eles fizeram uma reunião no dia 21 de fevereiro com o secretário particular, Ricky Hernández Mauricio, em conjunto com o Comitê de Saúde, Juan Pablo Castillo Palencia, o diretor de Epidemiologia e Raúl Estrada do Departamento de Zoonose, para chegarem a um acordo onde sejam respeitadas as vidas desses animais, e outros que se encontram nas mesmas circunstâncias no Estado.

“Estamos conscientes que o problema de superpopulação de cães e gatos ultrapassa a capacidade de Instituições e de Organizações Protetoras dos Animais, e é impossível poder ajudar a todos os animais. Entretanto, o grande esforço humano e econômico que muitas organizações e protetores independentes fazem para que as colônias ou indivíduos de animais em situação de rua, tenham uma vida um pouco mais digna”, sinalizaram no comunicado.

E acrescentam: “Como defensores e protetores de animais em situação de abandono, consideramos insensível e nociva esta ação e não baixaremos a guarda até chegar a uma solução ética. Além de que obstrui nosso trabalho coletivo para conscientizar sobre o bom trato e a posse responsável de animais de companhia”.

Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: Plano Informativo 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.