ONG do DF apoia Ibama em resgate de 13 cães vítimas de maus-tratos

ONG do DF apoia Ibama em resgate de 13 cães vítimas de maus-tratos
Material cedido ao Metrópoles

Treze cães vítimas de maus-tratos foram resgatados pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Cristalina (GO), neste domingo (2/5).

“A situação dos animais é horrível”, afirmou a advogada e integrante do Projeto Adoção São Francisco Ana Paula de Vasconcelos. Após a apreensão do Ibama, os animais foram encaminhados para tratamento veterinário.

“São 13 cães, alguns pit bulls, outros sem raça definida. Tem muito animal machucado, animal com estado de caquexia (perda de tecido adiposo e músculo ósseo). Quando chegamos, os animais estavam presos nessas jaulas”, contou Ana Paula.

O Projeto Adoção São Francisco é uma ONG com foco na proteção dos animais e vai custear o primeiro atendimento dos cães apreendidos. Na sequência, os animais passarão para cuidados de protetores independentes.

Segundo a ONG, o tutor dos animais foi preso na terça-feira (27/4) por violência doméstica contra a mãe. Após o episódio, o meio-irmão do acusado foi até a residência para apoiar a mãe e se deparou com a situação dos cães.

“Situações como essa compravam a Teoria do Link. Ou seja, aqueles que maltratam animais são criminosos em potencial”, cravou Ana Paula.

“Ele (o irmão) se deparou com a situação e resolveu denunciar”, contou. Os laudos com o estado de saúde dos animais serão encaminhados para as autoridades. Desta forma, o dono também deverá responder por maus-tratos.

Quem quiser apoiar na recuperação dos cães, pode entrar em contato com o Projeto Adoção São Francisco pelo telefone: (61) 98215-4751.

Por Francisco Dutra

Fonte: Metrópoles

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.