ONG fará campanha de castrações de animais em Alfenas, MG

ONG fará campanha de castrações de animais em Alfenas, MG

Profissionais da ONG Veterinários na Estrada estarão em Alfenas entre nos dias 19, 20 e 21 de junho para uma campanha de castração de animais.

Por Karoliny Cassimiro

Profissionais da ONG Veterinários na Estrada estarão em Alfenas entre nos dias 19, 20 e 21 de junho para uma campanha de castração de animais, especialmente cães e gatos. O anúncio foi feito a ativistas locais na Câmara Municipal, na manhã de quarta-feira, 25 de maio.

Para participar, os criadores podem se cadastrar na Ouvidoria da Prefeitura (ao lado do terminal da Alfetur) entre 7 e 17 de junho. O valor de cada castração é de R$ 150, independente de animal macho ou fêmea.

Já as Ong’s locais Saepa (Sociedade Alfenense de Educação para a Proteção Animal), Asfa (Associação São Francisco) e Protetores Independentes poderão ainda levar, cada uma, quatro animais de rua para a castração. O valor total de R$ 1.800 será pago pelo Município.

Segundo o vereador Francisco Rodrigues da Cunha Neto (Prof. Chico), o foco para a Administração Municipal são os cães de rua que perambulam pela região central. Junto com a aluna de agronomia da Unifenas, Heliodora Jordão da Silveira Zaponi, recentemente ele conheceu o projeto em Campos Gerais e fez a indicação.

A universitária informou que será aplicada a técnica chamada “gancho”, que é menos invasiva (corte de 2cm a 5 cm), reduzindo o uso de equipamentos, diminuindo o tempo de recuperação (entre 24h e 72h) e o custo. “É possível fazer até cinco cirurgias por hora”, explicou ela que é a responsável pelo cadastro dos animais de rua junto as entidades locais.

Dependendo da demanda a Veterinários na Estrada poderá permanecer na cidade até o dia 22 de junho. O local para realização das cirurgias será no Tiro de Guerra 04-004, onde serão instaladas as tendas médicas.

Também presente ao encontro, o secretário Municipal de Meio Ambiente, John Strauus, anunciou que um convênio entre a Prefeitura e a Unifenas, para castrações, está praticamente definido, restando apenas detalhes e a assinatura para ser anunciado.

Em abril a Ong, cuja responsável é a veterinária Amélia Oliveira, realizou 88 cirurgias em Serrania.

Fonte: O Melhor do Sul de Minas / Câmara Municipal de Allfenas

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.