MG Alfenas ong campanha castracao

ONG fará campanha de castrações de animais em Alfenas, MG

Profissionais da ONG Veterinários na Estrada estarão em Alfenas entre nos dias 19, 20 e 21 de junho para uma campanha de castração de animais.

Por Karoliny Cassimiro

Profissionais da ONG Veterinários na Estrada estarão em Alfenas entre nos dias 19, 20 e 21 de junho para uma campanha de castração de animais, especialmente cães e gatos. O anúncio foi feito a ativistas locais na Câmara Municipal, na manhã de quarta-feira, 25 de maio.

Para participar, os criadores podem se cadastrar na Ouvidoria da Prefeitura (ao lado do terminal da Alfetur) entre 7 e 17 de junho. O valor de cada castração é de R$ 150, independente de animal macho ou fêmea.

Já as Ong’s locais Saepa (Sociedade Alfenense de Educação para a Proteção Animal), Asfa (Associação São Francisco) e Protetores Independentes poderão ainda levar, cada uma, quatro animais de rua para a castração. O valor total de R$ 1.800 será pago pelo Município.

Segundo o vereador Francisco Rodrigues da Cunha Neto (Prof. Chico), o foco para a Administração Municipal são os cães de rua que perambulam pela região central. Junto com a aluna de agronomia da Unifenas, Heliodora Jordão da Silveira Zaponi, recentemente ele conheceu o projeto em Campos Gerais e fez a indicação.

A universitária informou que será aplicada a técnica chamada “gancho”, que é menos invasiva (corte de 2cm a 5 cm), reduzindo o uso de equipamentos, diminuindo o tempo de recuperação (entre 24h e 72h) e o custo. “É possível fazer até cinco cirurgias por hora”, explicou ela que é a responsável pelo cadastro dos animais de rua junto as entidades locais.

Dependendo da demanda a Veterinários na Estrada poderá permanecer na cidade até o dia 22 de junho. O local para realização das cirurgias será no Tiro de Guerra 04-004, onde serão instaladas as tendas médicas.

Também presente ao encontro, o secretário Municipal de Meio Ambiente, John Strauus, anunciou que um convênio entre a Prefeitura e a Unifenas, para castrações, está praticamente definido, restando apenas detalhes e a assinatura para ser anunciado.

Em abril a Ong, cuja responsável é a veterinária Amélia Oliveira, realizou 88 cirurgias em Serrania.

Fonte: O Melhor do Sul de Minas / Câmara Municipal de Allfenas

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.