ONG Irmandade das Patinhas viabiliza centro de castração no CCZ de Ponta Porã, MS

ONG Irmandade das Patinhas viabiliza centro de castração no CCZ de Ponta Porã, MS

A conquista do centro de castração permanente para nossa cidade, foi oficializado nesta sexta feira dia 3 de março, durante a inauguração da reforma e ampliação da escola Lions. A oportunidade de reunir políticos do estado, serviu para a Presidente Rosane Mazetto recorrer ao Deputado Marcio Fernandes (PMDB) também, médico veterinário com um amplo trabalho, conhecimento e dedicação na área de Proteção e Defesa Animal em MS.

“Investir na castração animal no Brasil deveria ser prioridade! Esta simples ação preventiva gera uma economia nos cofres públicos. Quem castra, tem o controle da população animal, das doenças transmissíveis, evita acidentes, gera mais qualidade de vida a toda a sociedade,” enfatizou Marcio Fernandes.

Rosane Mazetto, relatou que seu grupo foi recebido pelo prefeito Hélio Pelufo (PSDB) no mês de fevereiro. A reunião serviu para a ONG e prefeito direcionarem os trabalhos na cidade. O prefeito Hélio Pelufo se prontificou em destinar uma verba mensal para ajudar nos trabalhos da ONG Irmandade das Patinhas e também destinou uma área do CCZ para a ONG poder montar o centro de castração de animais, colocando médicos veterinários do município a disposição para os trabalhos que serão desenvolvidos.

“Estamos conscientes da importância deste trabalho que iniciou com a ONG Irmandade das Patinhas em nosso município e devemos valorizar os trabalhos voluntários de grande responsabilidade e que está ajudando no setor da saúde e no desenvolvimento de nossa cidade.” Frisou o prefeito Hélio Pelufo.

A ONg Irmandade das Patinhas foi criada há 3 anos e através dela a união de toda uma sociedade que luta para a implantação de uma política eficaz de proteção e defesa animal. A Irmandade já regatou, tratou, castrou e doou centenas de animais abandonados e de pessoas de baixa renda. Já vacinou mais de 2 mil cachorros com a V6 em campanha inédita no município e vermifugou e passou repelente em mais de 1mil animais. Com a finalidade de conscientização a ONG tem despertado em toda a população a importância dos cuidados e prevenção da vida animal.

De acordo com Rosane o maior problema e a reprodução descontrolada dos animais de nossa cidade, a maioria que está nas ruas foram abandonadas ou por falta de responsabilidade de seus donos ou por falta de condição de pagar uma castração em clínicas particulares. O prefeito Hélio Pelufo e o deputado Márcio Santos juntamente com a ONG Irmandade das Patinhas, iniciam uma nova estória na saúde pública animal de nossa cidade. “O fato de termos autoridades conscientes e que trabalhem em prol da causa, representa uma conquista fundamental na valorização, conscientização e prevenção em nossa cidade, ressaltando que vamos passar a ter o controle da população animal através do cadastramento e do programa de castração permanente. Enfatizamos também que é fundamental que a nova Lei de Proteção e Defesa do município criada pelo vereador Aguinaldo Miudinho a nosso pedido e aprovada pela Câmara de vereadores em 2016, deve se fazer valer com deveres a ser cumpridos para que todos possam usufruir dos benefícios oferecidos e principalmente para que os animais sejam respeitados conforme a Lei federal 9.605/98 que os ampara” finalizou Rosane Mazetto.

De acordo com a presidente, a partir desta semana ela se reúne com o secretário de saúde Patrick Derzi para o planejamento da reforma das salas do prédio do CCZ, os quais receberão os equipamentos e material necessários doados pelo Deputado Marcio Fernandes através de emenda parlamentar e depois de pronto, para a instalação do centro cirúrgico. Rosane prevê que até o final deste ano o centro já estará apto para funcionar e poder atender a população.

Fonte: Porã News 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *