ONG recolhe quase 200 serpentes que seriam vendidas ilegalmente e enviadas pelo correio

ONG recolhe quase 200 serpentes que seriam vendidas ilegalmente e enviadas pelo correio
Animais eram entregues pelos Correios, em Salto (SP) — Foto: Divulgação/IBAMA

A associação Mata Ciliar, em Jundiaí (SP), informou que está cuidando das 191 serpentes que foram apreendidas pela Polícia Militar Ambiental e pelo Ibama na Vila Romão, em Salto (SP).

A polícia investigava a venda de serpentes pela internet desde fevereiro deste ano. De acordo com Luis Antônio Gonçalves de Lima, que é chefe da Unidade Técnica do Ibama em Viracopos, os animais eram entregues pelo correio.

Após uma entrega que estava sendo monitorada, a polícia identificou o local onde os animais eram deixados.

Ao G1, Cristina Harumi Adania, que é médica veterinária e coordenadora de fauna da Associação, os animais estão no local desde o dia 12 de julho e duas pessoas foram escaladas para cuidar unicamente dos répteis.

“A associação aceitou receber os animais quando soube da dificuldade do Ibama para encontrar um destino para os répteis”, explica.

No total, 191 serpentes foram apreendidas em Salto (SP) — Foto: Divulgação/IBAMA
No total, 191 serpentes foram apreendidas em Salto (SP) — Foto: Divulgação/IBAMA

Segundo Cristina, algumas serpentes chegaram muito debilitadas. Todas estão passando por tratamento para recuperação.

“O que vamos fazer é tentar destinar esses animais para pessoas que cuidem, como zoológicos, outros criadouros e instituições. O objetivo é mostrar que esses animais não devem de forma alguma ser tratados como animais de estimação, porque isso incentiva o tráfico deles”, reforça a veterinária.

Autuação

Uma pessoa foi autuada com pena administrativa e vai responder criminalmente. O valor estimado para a infração é de R$ 39 mil. Também será lavrada outra infração no valor de R$ 10 mil por manter animal silvestre em cativeiro.

A Vigilância Sanitária de Salto também esteve no local, na época, e ficou encarregada da destinação dos ratos.

VÍDEO: Polícia Ambiental apreende quase 200 serpentes exóticas em Salto

Por Caroline Andrade, G1 Sorocaba e Jundiaí

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.