ONG resgata animais em situação de maus-tratos em casa do Botujuru, em Mogi das Cruzes, SP

ONG resgata animais em situação de maus-tratos em casa do Botujuru, em Mogi das Cruzes, SP
O resgate dos animais foi realizado pelo Instituto Caramelo com ajuda da GCM de Mogi e do Centro de Controle de Zoonoses (Imagem: Reprodução/ Instagram)

Quatro cães foram resgatados pela Instituto Caramelo em condições de maus-tratos, no bairro do Botujuru, em Mogi das Cruzes. A denúncia sobre a situação inadequada de acolhimento a dois animais foi recebida pelo deputado estadual Felipe Franco (União Brasil), porém, chegando ao local nesta segunda-feira (29), mais cachorros foram encontrados amarrados por cordas e em meio a muito lixo.

A Guarda Civil Municipal e o Centro de Controle de Zoonose de Mogi das Cruzes também foram mobilizados para o resgate dos cães.

Em um vídeo divulgado pelas redes sociais da ONG Caramelo é possível observar o terreno pequeno, com lixo espalhado e uma cobertura improvisada com lona para que os animais se protegessem da chuva.

Todos estavam amarrados com cordas, sem água potável e comida adequada, além de ter sido observado pelos voluntários que os cachorros estavam com sarna e pulgas.

Após o resgate, cada animal foi levado para exames e cuidados emergenciais, para posteriormente receberem banho, tosa e outros atendimentos antes de serem levados para adoção responsável.

Apesar da existência de leis para a proteção dos animais, a efetiva aplicação e fiscalização ainda podem ser desafiadoras. Muitas vezes, os casos de maus-tratos não são denunciados ou as penas aplicadas podem ser consideradas brandas.

Para denúncias casos como este relatado é possível entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses de Mogi das Cruzes, os telefones são: 4794-4343 / 4798-6785 / 4798-6799 / 4798-6917; ou pelo e-mail através do [email protected].

Fonte; O Diário

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.