ONG Vira-Lata Vira Vida incentiva adoção e doações a cães idosos em Piracicaba, SP

ONG Vira-Lata Vira Vida incentiva adoção e doações a cães idosos em Piracicaba, SP
ONG cuida mais de 100 cães idosos | Foto: Divulgação

Enquanto no período natalino vende as tradicionais agendas com fotos de cães, a ONG Vira Lata Vira Vida também pensa no mês de janeiro, quando as doações costumam cair, conta a presidente Cássia Ângelo. É a preocupação dela e de todo o grupo com os mais de cem cães sob cuidados da ONG, a maioria já em idade avançada.

O pedido da Vira Lata, ressalta Cássia, é que as pessoas não se esqueçam das doações neste período de festas. “Nesse momento, estamos precisando de rações com grãos pequenos e latas de patês para nossos cães idosos que são a grande maioria do peludos em nosso abrigo”.

A presidente da ONG afirma que a Vira Lata foi impactada, sim, pela pandemia. “Paramos de participar dos eventos que nos proporcionavam algum retorno financeiro e as doações nem sempre são suficientes para todos os nossos compromissos financeiros”, ela destaca. Mas tem notícia boa neste fim de 2020. Todas as agendas foram vendidas, revela Cássia. “Vendemos cerca de 300 unidades”.

Outra dificuldade da ONG é encontrar tutores aos cães idosos, pessoas não apenas interessadas em adotar filhotes. “Cães idosos não costumam estar no topo da lista de intenções de adoção e por isso, há inúmeros cães que amargam anos e anos de suas vidas aguardando uma oportunidade de terem uma família, em feiras de adoção, abrigos, em nossa ONG e por outras, pelo mundo afora”.

E quais as razões para adotar um idosinho? Cássia lista alguns motivos. “Primeiro, já amadureceram física e mentalmente o que propicia conhecermos seu tamanho e seu temperamento, de antemão; necessitam de quase nenhum adestramento; precisam de atividade física menos intensa; saberá reconhecer seu ritmo e não o acordará no meio da madrugada; costumam conviver bem com crianças e outros animais; demonstrarão toda gratidão e amor possíveis, em reconhecimento ao seu acolhimento”.

Interessados em adotar um cão idoso, mesmo à distância, ou fazer uma doação, acesse o site da Vira Lata Vira Vida: http://viralataviravida.org.br.

Por Erick Tedesco

Fonte: Jornal de Piracicaba

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.